Abradi sugere código de conduta para contratar influenciador
Entidade do setor digital elaborou documento com série de recomendações às agências e marcas
Abradi sugere código de conduta para contratar influenciador
BuscarAbradi sugere código de conduta para contratar influenciador
BuscarEntidade do setor digital elaborou documento com série de recomendações às agências e marcas
A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) divulgou esta semana um manual para agências, com recomendações sobre boas práticas com influenciadores. O “Código de Conduta para Agências Digitais na Contratação de Influenciadores” tem como objetivo profissionalizar o mercado e deixar claro que existe uma relação comercial entre as partes envolvidas.
O trabalho contou com a colaboração efetiva de 45 profissionais de agências digitais, de publicidade, de relações públicas, agentes de influenciadores, veículos de comunicação e influenciadores, bem como as entidades do setor como Abap, Fenapro, APP Brasil, Abemd, IAB Brasil e Abracom. O documento foi apresentado durante o Prêmio Influenciadores Digitais 2017 e está disponível no site da entidade.
“Existe uma zona nebulosa nas relações entre marcas, agências e influenciadores no mundo todo. Estudamos o tema e adotamos como benchmark os códigos de conduta da Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Fizemos adaptações ao nosso cenário e consultamos mais de 40 profissionais do setor, reforçando a credibilidade do documento. Ele pode ser considerado um guia de melhores práticas para o mercado. Acredito que conseguimos trazer um pouco de luz para essa questão”, disse Alexandre Gibotti, diretor executivo da Abradi, em comunicado.
Entre as recomendações às marcas, está evitar ações publicitárias camufladas e explicitar as relações comerciais entre marcas e influenciadores. Para Bia Granja, CEO do Youpix, a transparência nas relações beneficia todas as partes envolvidas. “Essa iniciativa da Abradi é essencial para o desenvolvimento do mercado digital por meio de práticas positivas e não predatórias. Um documento como este formaliza o que deixará de ser aceitável a partir de agora”, disse em nota.
“Foi um desafio enriquecedor criar esse código com a diretoria executiva da Abradi, unificando as diversas vozes do setor digital e dos influenciadores. Nessa imersão notei que o contrato e os aspectos jurídicos são percebidos como trava quando, na verdade, asseguram a legitimidade da relação entre as partes”, acrescentou Silvia Venna, sócia de Armani Venna Advogados e assessora jurídica da Abradi para o tema.
A Abradi é uma entidade sem fins lucrativos que defende os interesses das empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil, reunindo cerca de 700 empresas em 13 estados.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário