Prêmio Diversidade em Prática anuncia cases e empresas finalistas da 2ª edição
Realizada pela HRtech, Blend Edu, premiação revelará os vencedores durante evento online nos dias 26 e 28 de setembro
Prêmio Diversidade em Prática anuncia cases e empresas finalistas da 2ª edição
BuscarRealizada pela HRtech, Blend Edu, premiação revelará os vencedores durante evento online nos dias 26 e 28 de setembro
20 de setembro de 2023 - 8h32
A Blend Edu, empresa de tecnologia de recursos humanos (HRtech) e especializada em diversidade e inclusão, anunciou os finalistas da 2ª edição do Prêmio Diversidade em Prática. O objetivo da premiação é identificar os cases e projetos de DEI e ESG mais inovadores do mercado corporativo. As inscrições estiveram abertas entre maio e junho deste ano, em que mais de 240 práticas foram submetidas. Destas, 40 iniciativas de 31 empresas foram selecionadas como finalistas das oito categorias.
Os vencedores serão anunciados durante o evento “Diversidade Em Prática Summit”, que ocorrerá de forma online entre os dias 26 e 28 de setembro. Além disso, 16 empresas foram nomeadas para concorrer na categoria “Top of Mind #DiversidadeEmPrática”, cuja vencedora será escolhida por votação popular e anunciada durante o Summit. A programação do evento será composta pelos cases vencedores, em que as empresas e seus especialistas compartilharão suas metodologias, ferramentas e ações para promover a diversidade e inclusão.
De acordo com Thalita Gelenske, fundadora da Blend Edu, a premiação não tem como objetivo apenas valorizar as práticas positivas, mas também ampliar sua visibilidade no mercado corporativo. “Com isso, conseguimos impulsionar e inspirar outras corporações a adotar tais ações. Felizmente, a diversidade e inclusão vem se consolidando cada vez mais como uma temática fundamental para as empresas”, descreve.
Uma das finalistas na categoria Comunicação Inclusiva é a campanha de dia dos namorados da Reserva, com foco na linha underwear. O destaque da campanha é a linha de moda íntima para pessoas com deficiência, a underwear adapt, criada em 2021, em parceria com a Equal, marca de moda inclusiva. As peças trazem como protagonistas o casal Andrea Schwarz e Jaques Haber, fundadores da consultoria iigual, especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Outra iniciativa premiada na mesma categoria é a “Brasil com S”, idealizada pelo Lab 678, laboratório de inovação e criatividade carioca. Trata-se de um banco de imagens que retratam o brasileiro de uma forma mais realista. “Um banco de imagens de pessoas reais para pessoas iguais, cada uma do seu jeito”, explana o site. De forma gratuita, o acervo oferece fotos típicas do cotidiano a fim de suprir a falta de representatividade da realidade brasileira de bancos de imagens internacionais.
O podcast Ouça Mais Alto, sobre diversidade e inclusão do Google Cloud, também é finalista de Comunicação Inclusiva. Quinzenalmente, Melina López, gerente de Produto e Inclusão no Google, recebe especialistas para discutir a implementação e os impactos de iniciativas de diversidade, equidade e inclusão no ambiente corporativo, em especial no setor de tecnologia. Já em sua segunda temporada, o programa discutiu a inclusão de mulheres, de pessoas com deficiências, da periferia, de pessoas LGBTQIAPN+ e até a relação da tecnologia com religiões de matriz africana.
O MetrôRio é outro finalista da categoria com suas campanhas de 2022/2023 dentro do guarda-chuva do Programa de Diversidade. Dentre elas estão a “Mês do orgulho LGBTI+”, em que, durante o mês de junho, o MetrôRio “vestiu” as escadas de algumas estações com as cores do arco-íris e veiculou mensagens de apoio à luta pela igualdade de direitos em suas comunicações internas. Já no mês da consciência negra, os passageiros cruzavam um túnel de acesso ao embarque, chamado “túnel da consciência”, com textos de apoio ao movimento.
Em outra campanha, o “glossário da diversidade” divulgou internamente e nas redes sociais uma série de termos com explicações sobre como são inadequados sob a perspectiva de diversidade e orientações para uma comunicação mais respeitosa e inclusiva. Por fim, em outra ação, o MetrôRio realizou rondas em carros do metrô oferecendo atendimento e orientações às passageiras sobre como denunciar casos de agressão contra mulheres. Além disso, divulgou vídeos informativos sobre canais de atendimento e também promoveu workshops internos de enfrentamento à violência, tanto para homens quanto para mulheres.
A última finalista da categoria Comunicação Inclusiva é a Synergia com os cases das Campanhas para o Mês da Mulher Synergia em 2022 e 2023. A campanha deste ano teve como foco “Justiça Climática por Elas”, com o objetivo de evidenciar os impactos que a crise climática gera, principalmente para as mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social, além de ressaltar o protagonismo feminino em prol da causa.
A seleção dos cases, das empresas finalistas e dos vencedores em cada categoria é realizada com a assistência de um Comitê de Avaliação Externo composto por especialistas em diversidade, recursos humanos, ESG e gestão. Nomes como Amanda Graciano, Sócia e Head de Corporate Relation da Fisher Venture Builder, Vitor Martins, Líder de Diversidade e Inclusão da Swap, Ana K. Melo, Líder de Diversidade e Inclusão na Diageo, e Grazi Mendes, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da ThoughtWorks, entre outros, estão incluídos na lista do comitê
As oito categorias incluem Comunicação inclusiva, Cultura inclusiva, Educação e Empoderamento, Estrutura Interna, Infraestrutura e Processos, Liderança inclusiva, Negócios Inclusivos e Representatividade, além da categoria Top of Mind #DiversidadeEmPrática. Confira a relação dos finalistas em cada categoria.
Comunicação Inclusiva
Cultura Inclusiva
Educação e Empoderamento
Estrutura Interna
Infraestrutura e Processos
Liderança inclusiva
Negócios Inclusivos
Representatividade
Categoria Top of Mind #DiversidadeEmPrática:
Compartilhe
Veja também
Como as mulheres estão moldando o mercado dos games
Lideranças femininas de diferentes players falam sobre suas trajetórias profissionais na indústria
Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma
Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços