“Brasil 70” é O Melhor Comercial do Brasil

Buscar

“Brasil 70” é O Melhor Comercial do Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

“Brasil 70” é O Melhor Comercial do Brasil

Campanha da AlmapBBDO para Fusca é a vencedora do festival do SBT


31 de março de 2014 - 16h17

* Por Alisson Fernandez e Felipe Turlão 

Qual seria a melhor forma de apresentar o modelo 2013 do Fusca, ressaltando a modernidade e, ao mesmo tempo, o legado do carro da Volkswagen? A resposta da AlmapBBDO para esse briefing foi dada no comercial “Brasil 70”, anunciado nesta segunda-feira, 31, como vencedor do festival “O Melhor Comercial do Brasil”, organizado pelo SBT.

wraps

Com 4 pontos, a peça deixou para trás o comercial “Informação” (3,8 pontos), da Talent para Ipiranga, e “Céticos” (3,7), da mesma AlmapBBDO para o mesmo Fusca, e que também fazia parte da campanha de lançamento do carro. A votação final ocorreu nesta segunda-feira, em evento no restaurante Attimo.

O júri presidido por Hugo Rodrigues, COO e CCO da Publicis Brasil, escolheu o vencedor em meio a uma lista de 10 finalistas selecionados a partir de um longlist de 30 comerciais. O resultado foi anunciado por Glen Valente, diretor comercial e de marketing do SBT.

Diferente de festivais como o de Cannes ou o D&AD, que priorizam a criatividade independente do alcance do comercial, o objetivo de O Melhor Comercial do Brasil é apontar o melhor filme de grande apelo popular.

E isso “Brasil 70” conseguiu, ao criar diversas referências aos anos 1970, a começar pela trilha, “País Tropical”, na voz de Wilson Simonal, passando pela presença póstuma de Mussum, e terminando no visual dos personagens e no desconhecimento em relação a tecnologias como bluetooth e os faróis de led. “Eu curto muito Led”, afirmou um dos atores, em referência à banda Led Zeppelin, então sucesso do momento.

“Céticos”, parte da mesma campanha, seguiu a mesma ideia – mostrando personagens como o ex-jogador Rivellino. Já “Informação” mostra o homem que tem como única resposta “Pergunta lá no posto Ipiranga”, inclusive quando perguntado se o garoto que está a seu lado é seu filho.

Além de ter a primeira e a terceira peças mais votadas do festival, a AlmapBBDO foi a agência com mais finalistas – ocupando metade da lista. Os outros foram “Boneco”, a peça para Visa que brincava com Chuck, o Boneco Assassino, “Família moderna”, comercial que propõe a criação de mais laços de carinhos entre os familiares, e “Posto 10”, ação em que uma atriz desiste de ficar no Posto 10 em Ipanema por causa da concorrência marcante da atriz Débora Nascimento pelo espaço na areia.

A Leo Burnett foi finalista com dois comerciais – os dois criados para Fiat. “Vem pra rua”, a campanha institucional que foi muito além da TV para servir de mote para as manifestações de junho do ano passado, e “Um dois três”, peça para divulgar o lançamento do Strada, que brincava com o hit de Rick Martin “Um dos tres” aplicando-o a situações surreais, como a de Chapeuzinho Vermelho andando no carro da marca.

As outras duas campanhas finalistas foram “Baleia”, da F/Nazca S&S para Skol (em que uma baleia engole pessoas em um barco, mas mesmo assim elas enxergam que “se a vida manda quadrado, você devolve redondo”, slogan da marca), e “Vitória”, da Y&R para Peugeot (que promoveu a Corrida Maluca entre o modelo 208 e personagens como Dick Vigarista e Penélope Charmosa).

Este é o terceiro ano de “O Melhor Comercial do Brasil”. Na inauguração do festival, em 2011, a vitória foi de “Pôneis malditos”, da Lew´Lara\TBWA para Nissan, e no ano seguinte o vencedor foi “Tradutor”, da mesma AlmapBBDO para a Pepsi – o comercial revelou Joel Santana como garoto-propaganda e seu inglês peculiar foi o grande destaque com o bordão “Pode to be”.

Confira abaixo o comercial vencedor:

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Atletas estrelam campanha da Globo para Olímpiada

    Atletas estrelam campanha da Globo para Olímpiada

    Comercial da emissora de mídia para Jogos Olímpicos reúne atletas por meio de técnicas de produção virtual

  • Artplan conquista a conta de Bob’s

    Artplan conquista a conta de Bob’s

    Rede de fast-food entrega conta full service para a agência do Grupo Dreamers, com a qual já realiza projetos desde 1985