Comunicação
Hyundai e Renault usam humor contra a crise
Comunicação do setor automobilístico tem nova tonalidade diante de queda de vendas e guerra de preços
Comunicação do setor automobilístico tem nova tonalidade diante de queda de vendas e guerra de preços
Felipe Turlao
16 de abril de 2015 - 12h34
O setor automobilístico, que amargou uma queda de 7,1% nas unidades comercializadas em 2014, na comparação com o ano anterior, parece disposto a modificar o tom de sua comunicação. A Hyundai, que tinha uma comunicação mais racional, focada em temas como valor de revenda, assinou na semana passada a campanha “A escolha mais fácil da vida”, criada pela Z+ para o modelo HB20, com apelo emocional a fatores como design e qualidade.
“Agora, é um momento diferente, com mercado competitivo. Identificamos que era hora da marca não falar só de seus atributos racionais, mas do aspecto completo. Colocamos a parte emocional, sobre o desejo pelo design e qualidade do carro”, afirma Rodrigo Cerveira, diretor-geral da Z+.
Já a Renault adotou uma linha lúdica em sua nova campanha, mostrando personagens como a bruxa e o príncipe encantado trocando seus antigos meios de transporte para levar carros modernos.
“Num segmento tão competitivo e marcado por guerra de preços, o humor é uma ferramenta poderosa para atrair a atenção”, afirma Alexandre Gama, CEO da Neogama/BBH, responsável pela campanha de Renault.
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