Copa impulsiona receita da Fifa

Buscar
Publicidade

Marketing

Copa impulsiona receita da Fifa

Entidade faturou US$ 5,718 bilhões entre 2011 e 2014, sendo que mais de US$ 4 bilhões com direitos de transmissão e de marketing do Mundial do Brasil


20 de abril de 2015 - 12h24

O ciclo da Copa do Mundo de 2014 representou o recorde de faturamento da Fifa. A entidade máxima do futebol mundial teve receita de US$ 5,718 bilhões entre os anos de 2011 e 2014, superando os US$ 4,189 bilhões registrados no ciclo anterior entre 2007 e 2010. Os dados integram um balanço divulgado pela Fifa nesta sexta-feira, 20. Com despesas de US$ 5,380 bilhões, o lucro nos últimos quatro anos foi de US$ 338 milhões.

O crescimento das vendas de direitos de transmissão, de contratos de patrocínio e de bilheteria (que até o ciclo anterior era destinada ao comitê organizador local) impulsionaram o resultado da Fifa, e a Copa do Mundo teve papel fundamental. O mundial realizado no Brasil gerou US$ 2,428 bilhões com direitos de transmissão (do total de US$ 2,484 registrados no período analisado) e US$ 1,580 bilhão com patrocínio (do total de US$ 1,629 bilhão).

A receita com eventos também incluem US$ 185 milhões com hospitalidade e US$ 115 milhões com licenciamento. Os US$ 724 milhões restantes estão classificados como outras receitas. Outros US$ 271 milhões estão ligados a licenciamento de marca e US$ 310 milhões a ativos financeiros. As negociações com TV respondem por 43% do faturamento da Fifa, enquanto que o marketing por 29%.

As despesas totais também cresceram e foram para US$ 5,380 bilhões e incluem gastos com eventos, desenvolvimento da modalidade e custos operacionais. Segundo o balanço, 72% desse valor foram aplicados diretamente no futebol. A organização da Copa, por exemplo, consumiu US$ 2,224 bilhões. A entidade investiu ainda US$ 1,052 bilhão em projetos de desenvolvimento do esporte.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas