Amazon cria loja sem caixa

Buscar
Publicidade

Marketing

Amazon cria loja sem caixa

No Amazon Go, clientes pagarão diretamente pelo aplicativo pelos produtos que pegarem na gôndolas


6 de dezembro de 2016 - 17h28

Foto: Reprodução

Loja está em fase de testes para funcionários da empresa em Seatte (EUA) (crédito: reprodução)

A Amazon apresentou na segunda-feira, 5, um novo tipo de loja física sem caixas registradores e filas, onde o pagamento é feito a partir do aplicativo. O cliente não precisa esperar, é só pegar o quiser e sair. O Amazon Go, como o projeto é chamado, tem sua primeira loja em Seattle, sede da empresa americana.

O espaço de 170 metros quadrados será aberto ao público em 2017, mas já funciona em fase beta para os funcionários da empresa. Para entrar na loja, será necessário digitalizar um código de cadastro da Amazon Go. Uma vez dentro, um conjunto de sensores detecta os produtos retirados das prateleiras por cada consumidor. A tecnologia foi batizada como Just Walk Out. Veja um vídeo do projeto abaixo.

Os produtos são adicionados ao carrinho e o total da compra é descontado do saldo do usuário em sua conta da Amazon. A princípio, as lojas venderão apenas produtos alimentares. Apesar de conveniente, o projeto já tem causado controvérsia, já que não se sabe ao certo como as informações coletadas dos clientes serão utilizadas pela marca. A automatização ainda pode ter consequências no mercado de trabalho, se a tecnologia for aderida por outros estabelecimentos a médio e longo prazo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas