Abedesign prepara estudo sobre o futuro do design

Buscar

Abedesign prepara estudo sobre o futuro do design

Buscar
Publicidade

Marketing

Abedesign prepara estudo sobre o futuro do design

Entidade também promoveu mudanças no Brasil Design Awards


19 de novembro de 2018 - 12h15

 

Nesta quinta-feira, 22 de novembro, os melhores trabalhos do design nacional, em inovação e criatividade, serão premiados pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) na 8ª edição do Brasil Design Awards, que será seguida pelo Fórum BDA, dias 23 e 24.

Pela primeira vez, a curadoria do evento está sendo feita pelo Echos Laboratório de Inovação, que escolheu o tema geral Futuro Desejável do Design, dividido em um subtema para cada dia. O primeiro será “About design” (reflexões sobre a amplitude de atuação do design) e o segundo, “About designing” (as habilidades do design que estão presentes em todos os setores e ajudam a impulsionar a inovação).

No evento também será anunciado o início de um projeto chamado “Futuro do design”, em que, numa primeira fase, um grupo de 20 a 30 das principais referências da área no País analisará de forma ampla o que é e qual é o futuro do design brasileiro e, depois, grupos específicos, com algo entre 15 a 20 membros, analisarão o futuro desejável da disciplina em diferentes áreas, por exemplo, no campo da educação, políticas públicas, cidades inteligentes etc, de maneira mais aprofundada. “A lógica de criar futuros desejáveis não é cartesiana, então, o resultado final do estudo poderá ser um documento, um documentário, uma exposição. Dependerá do que emergir das cocriações que faremos ao longo do processo”, afirma Mario Rosa, sócio do Echos.

Ele também ressalta a importância de colocar em prática hoje os pensamentos do chamado design fiction – projeções futuras do design para diferentes assuntos – para que eles possam, de fato, se tornar algo concreto no futuro.

Este ano, o prêmio Brasil Design Awards também veio com novidades. Anteriormente, os cases premiados eram selecionados por membros da entidade com base em sua performance em outras premiações locais e internacionais, em três categorias: comunicação, embalagem e produto. Agora, são escolhidos mediante inscrição e análise por um corpo de 80 especialistas de diferentes partes do País. A premiação também foi ampliada para 10 categorias e 78 subcategorias.

Na sequência dos eventos da Abedesign, a própria empresa de Mario Rosa, dona da Escola Design Thinking, promove, dias 26 e 27, a 2ª edição da DT Conference, com nomes como Monika Bielskyte, fundadora da All Future Everything, Demétrio Teorodov, Superintendente de Inovação na Alelo e Jaakko Tamela, Diretor de Design da Fjord Brasil. O evento acontece na Ebac e deve reunir entre 200 e 250 pessoas. No primeiro dia o tema será “Entre inovação e o futuro desejável acontecendo agora”, e no segundo, “O papel da diversidade: ética ao criar futuros desejáveis”.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas