Copa pode gerar R$ 1 bi com o turismo em SP

Buscar

Copa pode gerar R$ 1 bi com o turismo em SP

Buscar
Publicidade

Marketing

Copa pode gerar R$ 1 bi com o turismo em SP

Balanço oficial aponta que a cidade recebeu mais de 347 mil pessoas do dia 12 de junho até agora. Visitação a pontos turísticos subiu 20%


3 de julho de 2014 - 4h16

O impacto do turismo gerado pela Copa pode movimentar R$ 1 bilhão para a cidade de São Paulo, superando a marca inicial, que era de R$ 700 milhões. Antes, estimava-se que cada turista gastaria uma média de R$ 1,8 mil durante o Mundial. Mas os levantamentos feitos no período entre 12 e 30 de junho – ou seja, só com a primeira fase – mostraram que os brasileiros deixaram R$ 2,2 mil na capital paulista enquanto que os estrangeiros desembolsaram R$ 4,8 mil. Por isso, elevou-se a previsão de faturamento com o Mundial. Os números foram apresentados nesta quinta-feira, 3, pela SPTuris, a empresa de turismo e eventos da cidade, e pelo Ministério do Turismo.

Um dos resultados revelados (e obtidos pela Pesquisa Demanda e Perfil do Torcedor da Copa do Mundo em São Paulo, do Observatório do Turismo) indica que, dos turistas, 35% são estrangeiros. A maior presença é dos argentinos (31,7%), seguidos por chilenos (17,8%), uruguaios (8%), colombianos (5%), norte-americanos e ingleses (4,18% cada). Calcula-se que a capital paulista tenha recebido 347 mil turistas do início do Mundial até agora. Mais de 121 mil são estrangeiros. A média de permanência dos turistas internacionais é de 8,2 dias.

As centrais de informação ao turista atenderam mais de 4,5 mil estrangeiros, alta de 300% em relação ao mês anterior à Copa. E a ocupação média nos hotéis ficou em 64%. Na véspera e nos dias dos jogos recebidos na Arena Corinthians, o indicador esteve em 75%.

Em relação aos pontos turísticos, o aumento médio de visitação é de 20%. Um dos destaques é o Museu do Futebol, que teve a marca de três mil turistas estrangeiros no dia 21 de junho. Se somadas os ingressos dessa atração com os números de mais dois museus famosos de São Paulo, o Masp e o Museu da Língua Portuguesa, foram mais de 60 mil visitantes no período.

wrapswraps

Nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, os pontos mais citados foram avenida Paulista, Museu do Futebol, Masp, Pinacoteca, rua 25 de Março, Mercadão e Vila Madalena, bairro que recebeu multidões de turistas, entre brasileiros e estrangeiros. 

Outros números:
– o Aeroporto Internacional de Guarulhos teve 245 mil desembarques internacionais entre 10 e 25 de junho, 18% mais do que no mesmo período do ano passado;
– nas redes sociais, foram postadas 865 mil mensagens sobre a Copa em São Paulo, sendo 85% positivas. A audiência direta foi de 503 milhões de pessoas e indireta de 1,023 bilhão no mundo com a primeira fase;
– 70% dos 5.332 entrevistados (entre 12 e 30 de junho) disseram usar metrô, trem ou ônibus para se locomover pela cidade;
– os turistas nacionais permanecem em média 4,4 dias na capital paulista. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas