França quer padronizar embalagens de cigarros

Buscar

França quer padronizar embalagens de cigarros

Buscar
Publicidade

Marketing

França quer padronizar embalagens de cigarros

Proposta do Ministério da Saúde prevê maços sem publicidade e com o logotipo da marca escrito em letras pequenas abaixo de um aviso sobre saúde


26 de setembro de 2014 - 12h20

O Ministério da Saúde da França apresentou, nessa quinta-feira 25, uma proposta de medidas rígidas para padronizar as embalagens de cigarros, deixando-as mais simples, sem publicidade e com o logotipo da marca escrito em letras pequenas, abaixo de um aviso sobre saúde. Atualmente, cerca de 30% da população francesa fuma. O plano ainda precisa ser aprovado pelo parlamento.

O objetivo, segundo a ministra da saúde Marisol Touraine, é ter uma medida antitabagismo que criará a primeira geração de não-fumantes do país, por volta da década de 2030. O novo plano será incorporado por etapas ao longo de dois anos.

Outras medidas, como proibir que adultos fumem em áreas frequentadas por crianças ou nos carros, na presença de menores de 12 anos, e parar de anunciar cigarros eletrônicos até maio de 2016, também foram apresentadas.

A Austrália foi pioneira em padronizar as embalagens de cigarros. Em 2012, o país criou uma lei exigindo a retirada das logomarcas e a inserção de alertas sobre a saúde, que tomam 90% do verso da embalagem e 70% da frente.

Já os Estados Unidos impediram que as marcas fossem forçadas a colocar avisos antitabagismo nas embalagens, alegando que as imagens são apelativas. O governo norte-americano, porém, pode determinar rótulos neutros. 

 

Com informações de Reuters e Folha de S. Paulo.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas