Vaidade

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Vaidade

As marcas precisam buscar seu mantra, sua verdade. Do contrário, tudo será efêmero e passageiro


17 de novembro de 2014 - 4h20

Ainda me lembro daquela semana, como se fosse hoje. Quase posso sentir o vento quente que soprava naquele pátio e ouvir de novo aquele burburinho sobre a minha descoberta: a fórmula secreta capaz de matar formigas silenciosa e quase instantaneamente.

Um fato extraordinário que, para mim, uma criança no auge de seus 4 anos, era digno de um Nobel ou, no mínimo, do prêmio máximo da feira de ciências da escola.

Claro, o tempo – sempre ele – jogou na minha cara, sem dó, a verdade: elas morreram afogadas, meu caro.

Mas isso não importava mais. Durante alguns dias, acreditei ter criado, com a combinação de shampoo, detergente e gotas de molho inglês, uma fórmula que poderia mudar o rumo da humanidade. E esse sentimento, mesmo que tenha durado pouco, fez bem para meu ego, alimentou minha vaidade e me fez sentir o maior pop-star-inventor da escola.

Pois é, a vaidade é uma pura questão de ponto de vista. É pessoal e intransferível. Não nasceu ontem, permeia nossa vida desde sempre e a sociedade muito antes dela se dizer social.

A única mudança nos dias de hoje – e uma mudança fundamental – é que a tecnologia está à disposição para distribuir em rede o que antes era centralizado male male no pátio da pré-escola ou na mesa de um bar.

Uma possibilidade que nos dá poder, ou um pseudopoder, que vicia e nos faz dependentes. É a era do espetáculo, da vaidade como propulsora de uma nova forma de viver e de consumir os meios e as marcas.

E, nesse contexto, se faz oportuno desmistificar, de largada, uma crença: não existem as ditas mídias sociais.

Digo isso por que sociais são as pessoas e não as mídias.

Uma premissa que, se verdadeira, traz consigo um novo desafio para o anunciante: construir conversas relevantes o bastante para que sejam sociais a partir das pessoas, que estão em rede, empoderadas e prontas para definir o que é fracasso ou sucesso.

Um novo paradigma, que muda o processo criativo, onde os meios tradicionais, serão utilizados cada vez mais como aceleradores e, não mais, necessariamente, como a conversa em si.

Pense bem: consciente ou inconscientemente, as pessoas interagem ou não interagem nas redes sociais – sejam elas quais forem – para construírem sua personalidade. Seja concordando com um assunto, seja se omitindo de sequer comentar. Seja compartilhando como sua própria opinião ou aproveitando para deixar claro o quanto odeia aquilo.

E, se isso for verdade, o que uma marca tem a oferecer para que alguém queira construir sua personalidade a partir dela?

Se tudo é vaidade, qual é a forma de ser verdadeiramente relevante para ajudar a construir a vaidade alheia?

Bendita a marca que entender que o caminho para o legado, para evitar o risco de sumir como fumaça, está em seus valores. E que, num mundo carente por valores, sua maior contribuição está em sacrificar seu ego.

Historicamente as marcas pautam a cultura e têm a oportunidade de mudarem o mundo de fato. Constroem e destroem desejos.

E, ao meu ver, aqui reside a oportunidade para se construir a nova comunicação: atitudes verdadeiras, a partir de um propósito inspirador.

Acredite, a relevância e os valores são os novos TRP.

E as marcas precisam buscar seu mantra, sua verdade. Do contrário, tudo será efêmero e passageiro. Tudo será apenas vaidade, de quem cria, de quem aprova.

Eduardo Tracanella é superintendente de marketing do Itaú  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas