Facebook abre Instant Articles a todos em abril

Buscar

Mídia

Publicidade

Facebook abre Instant Articles a todos em abril

Mídia social anunciou que vai permitir a todos os publishers interessados experimentarem a ferramenta


18 de fevereiro de 2016 - 2h46

O Facebook divulgou em seu canal de imprensa oficial que o Instant Articles estará aberto a qualquer publisher, de qualquer tamanho, a partir de 12 de abril. Na data ocorre o F8 Conference, evento da empresa dedicado a desenvolvedores.

Lançado em maio do ano passado, o Instant Articles permite a empresas que publiquem conteúdo diretamente na plataforma, evitando que o usuário saia da rede social para verificar do que se trata. A ideia procura colaborar com dois problemas de publishers que divulgavam seu conteúdo no Facebook: o baixo direcionamento de tráfego a partir da rede e a ausência de formatos comerciais relacionados ao compartilhamento. A ferramenta permite que o veículo comercialize espaços dentro da rede.

Em dezembro, o serviço foi liberado para publishers parceiros na América Latina, incluindo Adoro Cinema, Bolsa de Mulher, Capricho, Catraca Livre, Esporte Interativo, Estadão, Exame, G1, M de Mulher, R7, Veja e Veja SP no Brasil. Os recursos da ferramenta permitem não só leitura, mas novas fotos, vídeos, áudio e interatividade. Dados de audiência desses conteúdos também podem ser utilizados pelos veículos.

Segundo a nota publicada pelo Facebook, a ferramenta também colabora na otimização de tempo de carregamento de conteúdo em dispositivos móveis. “Este problema impacta publishers de todos os tamanhos, mas principalmente aqueles cuja audiência tem problemas com conectividade baixa”, diz.

Em artigo, o NiemanLab lembra que o Google deverá ter novidades próximas sobre o Accelerated Mobile Pages (AMP), sua solução para melhorar o carregamento de páginas em smartphones, o que pode ter motivado o Facebook a antecipar seus planos. Lançado oficialmente em outubro, o AMP deve ser aberto para todos os publishers interessados até o fim de fevereiro – no Brasil, já tem realizado testes com empresas como a Editora Abril

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”