Facebook muda algoritmo dos Trending Topics

Buscar

Facebook muda algoritmo dos Trending Topics

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook muda algoritmo dos Trending Topics

Depois da recente polêmica com os Trending Topics, Facebook altera critérios para definir ranking de notícias dentro da plataforma

e Isaque Criscuolo
25 de maio de 2016 - 14h55

Facebook (1)

O Facebook anunciou, nesta segunda-feira, 24, uma mudança no algoritmo que determina os trending topics da plataforma. Atualmente disponível apenas nos EUA, o recurso gerou polêmica semanas atrás após uma reportagem do Gizmodo que revelou como jornalistas, contratados pelo Facebook, trabalhavam a curadoria de notícias. Os jornalistas alegaram que a plataforma os mandavam priorizar notícias de teor liberal e evitar notícias mais conservadoras.

A principal mudança nos critérios de curadoria é que o algoritmo não irá mais utilizar veículos e sites para determinar os assuntos que chegam aos trending topics. As parcerias com grandes veículos como BuzzFeed News, The Guardian, The New York Times and The Washington Post também foram encerradas.

No nível operacional, o treinamento dos jornalistas curadores será alterado para reforçar que os critérios de curadoria não podem ser baseados em política ou ideologia.

O episódio colocou novamente em pauta a discussão em torno da relevância e poder do Facebook dentro do ecossistema jornalístico. O vazamento de informações mostrou que apesar de se considerar um veículo, a plataforma pode ser questionada a respeito da forma que seus algoritmos priorizam conteúdos em seu feed de notícias. Num cenário em que os usuários compartilham cada vez menos informações pessoais, a plataforma tem desenvolvido ferramentas para manter conteúdos noticiosos dentro de seus domínios (como o Instant Articles e o recente Facebook Live).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    Festival de Austin, no Texas, estreou sua primeira edição internacional no ano passado em Sydney, na Austrália, e agora expande para a capital britânica

  • Ministério da Cultura planeja plataforma de streaming gratuita

    Ministério da Cultura planeja plataforma de streaming gratuita

    Projeto visa fomentar consumo de conteúdo nacional e ampliar diversidade cultural