O que Black Mirror ensina sobre golpes virtuais

Buscar

O que Black Mirror ensina sobre golpes virtuais

Buscar
Publicidade

Mídia

O que Black Mirror ensina sobre golpes virtuais

Nelson Barbosa, da Norton, relata como os brasileiros enxergam segurança digital


17 de novembro de 2016 - 8h00

bmirror

Cena do episódio “Shut Up and Dance”

Excesso de confiança. Essa expressão define o perfil do brasileiro quando o assunto é segurança virtual. De acordo com Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton, o brasileiro não acha que será mais uma vítima dos golpes virtuais. “81% sabem que precisam proteger proativamente os seus dados. Porém, 90% dizem que sofreram ou conhecem alguém que sofreu um ataque virtual”, diz Barbosa. Recentemente, um episódio da terceira temporada da série Black Mirror, da Netflix, trouxe o assunto à tona. No episódio, um grupo de pessoas é manipulado por um criminoso em troca de terem informações confidenciais protegidas.

“O episódio mostra perfeitamente que, quando se trata de cibersegurança, é melhor prevenir do que remediar. A invasão da webcam do personagem não é exagerada ou incomum, houve um casal que foi filmado durante um momento íntimo pela SmarTV em maio deste ano, e só descobriu depois que amigos os avisaram que o vídeo estava disponível em um site pornográfico”, explica Barbosa.

De acordo com o especialista, os hackers estão cada vez mais especializados, desenvolvendo novas formas de prejudicar suas vítimas. “E a melhor forma de combatê-los é melhorando o comportamento virtual, tomando mais cuidado ao acessar ou instalar algo, fazer backup de seus dados e criando senhas fortes. Quando um hacker tem acesso às suas fotos e vídeos e ameaça postá-las na rede, infelizmente, não há o que fazer a não ser denunciar para órgãos competentes.”

Em relação ao Brasil em termos de segurança virtual, Barbosa explica que os usuários de Internet no país ainda necessitam de forte conscientização, tanto na parte de navegação quanto na área de acesso de informações confidenciais, como internet banking. “Nesse sentido, é importante reforçar os riscos aos quais as pessoas e organizações estão expostos e quais sãos os prejuízos financeiros e emocionais caso haja um vazamento de dados. Além disso, o país ainda está no início do projeto de criação de leis específicas sobre o tema que permita a liberdade de acessar dados em um ambiente virtual seguro para sua navegação. ”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Com o projeto “Checamos”, parceria visa combater desinformação em notícias compartilhadas em redes sociais

  • Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Abert, Abratel, Fenapro e Abap pedem mobilização pela criação de um modelo que integre as métricas de audiência dos meios tradicionais e digitais