Amazon e Apple miram fatia de mídia do Google

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Mídia

Amazon e Apple miram fatia de mídia do Google

Crescimento de outros players no mobile apresenta risco à supremacia da plataforma na propaganda em search


17 de janeiro de 2018 - 17h16

Por George Slefo, do AdAge*

(Crédito: Reprodução)

Nos últimos anos, o Google perdeu parte de sua fatia de anúncios digitais, segundo um relatório da Forrester Research. Parte desse processo pode ser explicado por um aumento de outros players do mercado, como Amazon e Apple.

A receita no segmento deve gerar cerca de US$ 85 bilhões apenas neste ano. Metade desse valor será de compras de anúncios em search. A maior parte do montante será gasto com o Google, sem dúvida. Entretanto, com consumidores passando cada vez mais tempo em smartphones — e cada vez menos nos desktops — a quantidade de buscas em ferramentas de empresas como Amazon, Apple e Pinterest deve aumentar, segundo Brand Verblow, analista da Forrester.

“Nós mostramos que o share do Google está diminuindo não porque alguém estaria acabando com ele, mas porque outras fontes de pesquisa estão aumentando seu tamanho no mercado” numa velocidade maior do que o Google, afirma Verblow.

Conforme a verba off-line migra para o mobile, o valor investido em ferramentas de busca deve crescer. Mas, ao contrário das verbas para desktop – onde o Google segue sem competidores relevantes –, nos anúncios para celular há diversos players do nicho que estão capturando esse crescimento.

Em 2011, o Google detinha 88% do mercado de buscas online. Em 2016, a gigante de tecnologia caiu para 78%. A Forrester afirma que a Amazon está explorando esta fraqueza do Google no e-commerce, já que os consumidores estão indo cada vez mais ao mobile para procurar produtos na Amazon, e não no Google. Verblow ainda afirma que profissionais de marketing de anunciantes de bens de consumo não-duráveis estão propensos a aumentar o investimento em anúncios em plataformas como a Amazon.

Tradução: Salvador Strano

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