Com Ford, ROIx estreia em branded content

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Com Ford, ROIx estreia em branded content

Nova unidade, inédita entre ad techs independentes, visa impulsionar produções por meio de big data e programmatic

Karina Balan Julio
5 de novembro de 2018 - 11h54

Cena da nova websérie da ROIx para a Ford, Família Pacelli (Crédito: Reprodução)

Nascida como uma data management platform (DMP) em 2013 e expandindo suas operações em mídia digital nos anos seguintes, a ROIx lança mais um capítulo de suas mudanças. A partir de um trabalho desenvolvido junto à produtora FWQ para a Ford, a empresa anuncia oficialmente uma unidade de branded content. “Estamos otimistas nesse sentido. Essa nova frente pode trazer um aumento de 40% a 50% na receita da empresa elevando consideravelmente nosso ticket médio”, afirma Ricardo Marques, sócio e CMO da ROIx e diretor da nova unidade.

Chamada ROIx Content, a área foi criada para desenvolver produções para marcas seguindo três pilares: dados, inventário premium e conteúdo. Dessa forma, a ideia é impulsionar essas produções com as ferramentas de big data da empresa, dentro e fora de sua exchange. “Há dois anos, com o aumento da demanda do mercado por branded content e com a visão de que a propaganda tradicional está perdendo força, enxergamos a oportunidade de criar um produto que possibilita produzir conteúdos personalizados e focados para a audiência dos anunciantes”, explica Ricardo.

O trabalho para a Ford e publicado no YouTube da marca é uma websérie para promover o lançamento do Ka FreeStyle. Em cinco episódios, a produção acompanha a viagem de Alana Pacelli e seu pai Jorge, do Guarujá (SP) ao Rio de Janeiro, ambos surfistas que vão parando pelo caminho para desfrutar das ondas e paisagens. Na capital fluminense vão encontrar a irmã mais velha de Alana, Nicolle, que compete em stand up paddle no circuito mundial.

A nova unidade pode ser considerada um dos primeiros projetos de conteúdo desenvolvidos por uma empresa especializada em mídia programática. A empresa estudou, mapeou e desenvolveu clusters de audiência que consomem conteúdos relacionados a surf e aventura na internet. A GTB, agência do Grupo WPP responsável pela conta da Ford, também colaborou no processo. “Estamos cada vez mais presentes na plataforma do surf”, diz Rafael Amorim, diretor de mídia da GTB, citando que já havia sido veiculada uma campanha de lançamento do novo modelo estrelada por Alana. “Agora, trabalhamos o conteúdo para mostrar aos consumidores como o carro se comporta em uma surf trip. O grande diferencial deste projeto é a viabilização da mídia aliada aos dados de entrega programática no target oferecido pela ROIx.”

Na nova estrtura da ad tech, quatro profissionais estão dedicados. Uma delas é Ivi Castanho (ex-Talent Marcel, R7 e Wundermann), que lidera o planejamento e conteúdo dos projetos e reporta a Ricardo. “Para tornar o ROIx Content mais atrativo para o anunciante, definimos que a entrega não será limitada à nossa rede. Ou seja, as marcas poderão utilizá-lo em todos os seus canais proprietários ou em outros veículos, com ou sem mídia neles”, conta o CMO. “Temos duas frentes de trabalho: uma similar ao que fizemos com a Ford, em que junto com a agência e o cliente buscamos desenvolver um conteúdo sobre uma determinada demanda. E uma segunda frente conta com projetos de prateleira para as principais datas e eventos do nosso calendário, como o Carnaval.” Ricardo revela que há mais conversas com outros players nacionais e demanda por projetos no México e Argentina.

Veja a seguir um dos vídeos da nova websérie:

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