46% dos usuários postam fotos e vídeos

Buscar

46% dos usuários postam fotos e vídeos

Buscar
Publicidade

Mídia

46% dos usuários postam fotos e vídeos

Pesquisa do instituto Pew Internet relata hábitos de produção e compartilhamento de fotos da internet


14 de setembro de 2012 - 9h26

Na era digital, produzir e compartilhar fotos e vídeos é um hábito cada vez mais frequente entre usuários de internet. Pesquisa do instituto Pew Internet relata que 46% dos usuários da web produzem e compartilham fotos ou vídeos que eles mesmos criaram. Esse hábito é maior entre mulheres (48%, contra 45% de homens), jovens (de 18 a 29 anos, 69% dos usuários o fazem, contra 52% de 30 a 49 anos, 28% de 50 a 64 e 29% dos usuários com mais de 65 anos). O hábito também é maior quanto mais escolarizado, chegando a 51% entre os que tem ensino superior ou mais. A pesquisa chamou aqueles que produzem e compartilham suas imagens de “criadores”.

No entanto, um outro grupo também foi identificado pelo Pew Internet: os “curadores”, aqueles que selecionam material disponível na rede e o compartilha, seja em forma de vídeo ou de fotografia. Eles correspondem a 41% da respondentes.

Segundo análise do instituto, o hábito foi ampliado com a chegada dos smartphones e das redes sociais. Entre os pesquisados, 12% é usuário de Pinterest, a rede social basicamente utilizada para compartilhamento de imagens. O número de usuários é maior entre mulheres (19%). Entre os usuários de internet, 12% afirmam que usam o Instagram. Já o Tumblr é utilizado por 5% dos conectados. É a primeira vez que o instituto faz uma pesquisa sobre o uso destas redes sociais.

A pesquisa foi feita nacionalmente, nos Estados Unidos, com 1.005 adultos com mais de 18 anos (dos quais 799 se declararam usuários de internet), em agosto deste ano. A margem de erro é de 3,7 pontos. 

Leia a integra da pesquisa aqui.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura