Mídia

Newsweek impressa pode voltar às bancas

Uma das maiores semanais do mundo encerrou sua circulação impressa em 2012, mas nova gestão estuda retorno em versão premium

i 4 de dezembro de 2013 - 3h32

Das publicações impressas tradicionais mais abaladas pela mudança de hábitos de leitores e anunciantes decorrente do crescimento digital, poucas dão tantos rodopios como a semanal Newsweek. O último deles foi anunciado pelo atual editor executivo Jim Impoco ao New York Times, que pretende recuperar a versão impressa da revista um ano após virar integralmente digital. A informação também foi confirmada pela reportagem de Meio & Mensagem.

A notícia parece um alento diante da queda de prestígio que o título vinha enfrentando desde que fora vendida pelo Washington Post por US$ 1 ao grupo IAC, em 2010. A ideia era de fundir a revista com a marca mais prestigiada da empresa digital, The Daily Beast, acelerando a recuperação da dívida de US$ 40 milhões. Ainda não estava no horizonte o plano de encerrar o impresso, que só foi anunciado em 2012 (exceto as edições internacionais). Mesmo assim os débitos não cessaram e o grupo resolveu revender o título em maio, adquirido por outra empresa digital em agosto, a IBT Media. 

Impoco, ex-New York Times, assumiu a edição executive no mês seguinte e começou a promover mudanças, contratando mais de 20 profissionais e estudando uma expansão da cobertura internacional. A ideia seria transformar a revista numa operação baseada em assinatura, e não mais em propaganda, “mais parecido com o que a The Economist faz do que a Time”, disse o jornalista. “Vemos a marca como um produto premium”. Segundo ele, a IBT já estuda parcerias com gráficas e distribuidoras e planeja imprimir em média 100 mil exemplares semanais de 64 páginas a partir de janeiro ou fevereiro de 2014. 

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