A melhor arma contra o Ad Blocking é boa publicidade

Buscar

A melhor arma contra o Ad Blocking é boa publicidade

Buscar
Publicidade

Opinião

A melhor arma contra o Ad Blocking é boa publicidade

Na era do Big Data, onde as mais sofisticadas métricas estão à disposição das marcas, dois antigos parâmetros continuam a ser extremamente importantes: sensibilidade e bom senso


16 de maio de 2016 - 11h05

No último feriado, eu estava em um lugar onde o acesso à Internet era extremamente difícil. Daqueles em que você sobe na cadeira, corre da cozinha para o banheiro, enfrenta chuva e frio por um mísero traço de sinal. Quem nunca?

E então, naquele momento doce e sublime, quando após cinco minutos de espera, meu celular carregava a primeira notícia do dia… O conteúdo foi coberto por um anúncio. Meu sentimento de frustração e indignação foi indescritível.

O fato de que essa experiência tenha se repetido sistematicamente durante o fim de semana, com o mesmo anunciante (depois do anúncio ter sido fechado sem um único clique), e considerando que ele usou a minha franquia de dados para fazer o download do seu conteúdo, certamente não o ajudaram a construir a sua imagem ou vender nada para mim.

Na era do Big Data, onde as mais sofisticadas métricas estão à disposição das marcas, dois antigos parâmetros continuam a ser extremamente importantes: sensibilidade e bom senso.

Ainda que o target certo e a geolocalização tenham sido perfeitamente selecionados e a visualização da peça garantida, é preciso avaliar – com sensibilidade e bom senso – se estamos sendo convenientes, adequados, apropriados e tantas outras facetas daqueles porquês que nos levam a fazer (ou não) determinadas coisas e que não são determinados por métricas numéricas.

Neste momento acontece nos Estados Unidos uma ampla discussão sobre as ferramentas de Ad Blocking – recursos de tecnologia que permitem aos consumidores bloquearem a entrega de anúncios durante a navegação na Internet. Veículos, agências e anunciantes temem as consequências que a adoção dessas ferramentas em larga escala podem trazer para o universo da publicidade.

O fato é que a evolução da tecnologia é inevitável. Ela é um trem incontrolável e avança sem freios, ignorando o desejo que alguns têm em detê-la. No entanto, independentemente da tecnologia atual de Ad Blocking disponível, o que mais afasta – e bloqueia – a relação dos consumidores com a publicidade é a troca de valor proposta.

Não há mídia bem segmentada que supere o obstáculo da abordagem inconveniente, mal pensada ou mal produzida, pois o consumidor pode fechar a tela, derrubar a conexão e bloquear a marca com uma facilidade jamais vista e que será cada dia mais rápida.

A verdadeira escolha entre Ad Blocking ou Ad Accepting será estimulada pela própria marca, não com tecnologias, mas através de serviços e entrega de real valor para os consumidores.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cativar o consumidor

    Como os programas de fidelização podem impulsionar estratégias de negócios B2B e B2C?

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto