Abraji discute Branded Content em seu congresso

Buscar

Abraji discute Branded Content em seu congresso

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Abraji discute Branded Content em seu congresso

Durante Congresso, diretores de jornalismo de Estadão e Folha de S. Paulo falaram sobre novos modelos de negócio


24 de junho de 2016 - 20h48

Na sexta-feira, 24, os diretores de jornalismo de Estadão e Folha de S. Paulo frisaram as mudanças nos modelos de negócio do jornalismo durante o 11º Congresso de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Eles apontaram a diversificação da participação de anunciantes como uma tendência na área, através de seminários e eventos patrocinados, além da incorporação do branded content.

(crédito: Alice Vergueiro)

“Nós temos um departamento de projetos comerciais que cuida de reportagens patrocinadas que não têm a ver com o editorial”, comentou João Caminoto, diretor de conteúdo do Estadão. De acordo com ele, as grandes fontes de receita publicitária ainda estão nos anunciantes dos setores imobiliário, automobilístico e varejo, que sofreram bastante impacto da crise.

Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, destacou também a disputa por anunciantes, que agora estão migrando para mecanismos de busca como o Google ou redes sociais como Facebook. “A publicidade está sendo pulverizada por vários players. Diferente do que se pensa, os anunciantes não migram do impresso para o digital, e quando o fazem, ela custa 10 vezes menos do que no impresso”, avalia. Apesar do crescimento da mídia digital e dos investimentos de marcas no setor, os veículos impressos não conseguiram realizar essa transição completamente.

A maior parte da receita dos jornais ainda é proveniente de anúncios no impresso – aproximadamente 75%, mesmo que o número de assinaturas digitais tenha crescido progressivamente. Desde 2012, quando a Folha passou a bloquear a visualização de conteúdo a partir de um determinado número de acessos do usuário, o número de assinantes foi de zero para 130 mil.

Além de cobrar pelo conteúdo online, as agências de notícia têm aderido aos antiadblockers, que impedem a navegação de usuários que utilizam adblockers. “Se o leitor não quer ver a publicidade que banca o conteúdo que ele está consumindo, vai ser convidado a assinar o jornal”, comentou Sérgio. Segundo ele, o digital ainda não é uma realidade do ponto de vista financeiro: “Quem paga as contas ainda é o papai impresso”, ressaltou.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário