Prêmio “Foolitzer” indica as piores fake news de 2018

Buscar

Prêmio “Foolitzer” indica as piores fake news de 2018

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Prêmio “Foolitzer” indica as piores fake news de 2018

Projeto criado pelo e-farsas, em parceria com a Leo Burnett, visa denunciar os principais criadores de fake news do ano


17 de janeiro de 2019 - 16h44

Foto: Divulgação

Denunciar os principais criadores de fake news de 2018 e escancarar as piores notícias falsas do ano. Este é o objetivo da premiação “Foolitzer Prizes”, criada pelo site E-Farsas e pela agência Leo Burnett. O prêmio é uma antítese da famosa premiação Pulitzer, que homenageia as melhores matérias jornalísticas do mundo.

Para decidir as fake news merecedoras do Foolitzer, o E-farsas, especializado em checagem de boatos, fará uma curadoria de notícias falsas em seis categorias: Política, Esporte, Saúde, Entretenimento, Conspiração e Gran Foolitzer.

Então, a partir do dia 15 de janeiro, o público poderá votar nas piores “notícias” no site do Foolitzer Prizes. As notícias falsas “vencedoras” serão finalmente anunciadas no começo de fevereiro, e seus criadores receberão um troféu físico do Foolitzer, com a inscrição  “Pior Fake News do Ano de 2018”.

“Reunir as piores notícias falsas é uma forma de mostrar ao público quais são os veículos que produzem notícias mentirosas, com má intenção ou simplesmente em busca de cliques”, explica Gilmar Lopes, fundador do E-farsas, em comunicado.

“É preciso criar uma cultura de questionamento. Criamos um antiprêmio para o antijornalismo. Afinal, o que o criador de fake news menos quer é ser reconhecido por sua mentira”, acrescentou Wilson Mateos, VP de Criação da Leo Burnett.

Para promover o prêmio, a Leo Burnett criou uma campanha para a divulgação do prêmio, com materiais online,  pôsteres e filmes de divulgação. Confira o primeiro filme da campanha abaixo:

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário