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Análise de Titanium: ideia corajosa que dobra a realidade

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17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Análise de Titanium: ideia corajosa que dobra a realidade

Anselmo Ramos avalia o prêmio concedido ao Burger King pela campanha Whopper Detour


22 de junho de 2019 - 14h12

Anselmo Ramos é CCO e fundador da Gut

Antes de escrever a análise, fui relembrar a definição de Titanium de acordo com o Cannes Lions: ideias revolucionárias, provocadoras e que apontam uma nova direção para a indústria.

Levando essa definição em consideração, este ano teve várias ideias que foram questionadas se deviam estar até mesmo no shortlist de Titanium.

Por exemplo, a ideia da Droga5 “The Truth Is Worth It” para o New York Times é uma campanha corajosa, com um craft impecável, e uma das grandes ganhadoras do festival. Mas é uma campanha mais “clássica” com um texto incrível e uma execução primorosa.

O mesmo poderíamos dizer da campanha da Wieden+Kennedy “Dream Crazy” para a Nike que ganhou Titanium. A peça-chave da campanha é uma foto do Colin Kaepernick com a frase “Believe in something. Even if it means sacrificing everything”. É uma foto com um título. Basicamente um poster ou um post.

Então a grande discussão é: será que uma ideia mais clássica pode ser considerada para Titanium?

A resposta é sim, dependendo do impacto que a ideia teve e da mensagem que os jurados quiserem mandar para a indústria.

Nos dois casos citados acima, as marcas estão tendo uma posição clara em questões políticas atuais e complexas.

Estamos vivendo uma era de “fake news” onde a verdade está sendo questionada até pelo presidente dos EUA. Onde há vários casos de discriminação policial baseado em estereótipos raciais.

A Nike e o New York Times tiveram a coragem de tomar uma posição clara publicamente e arcar com as consequências.

A palavra-chave aqui é coragem. É isso o que as marcas mais precisam hoje.

Cada vez mais as marcas vão precisar entender que para reforçar o compromisso com os consumidores mais fiéis, talvez tenham que perder alguns consumidores pelo caminho.

O Grand Prix de Titanium, “Whopper Detour” do Burger King, é uma ideia extremamente corajosa. A grande maioria dos clientes nunca faria uma ideia mandando o consumidor diretamente pro concorrente para pegar um cupom de desconto.

Mas “Whopper Detour” vai além. Ela mostra o poder da criatividade para gerar resultados. Os resultados são incontestáveis.

Na apresentação do Burger King em Cannes, a frase mais interessante foi “a criatividade dobra a realidade” ou “creativity bends reality”.

Então talvez essa seja uma outra maneira de explicar o que é um Titanium: uma ideia corajosa que dobra a realidade.

Mas todo ano é a mesma história. Não existe um consenso claro sobre o que é um Titanium. Cada um tem uma opinião. E sempre tem discussões calorosas.

No fundo, a definição de Titanium vai mudando todo ano – conforme a mídia, o mercado e o mundo mudam.

E é por isso que é quase inatingível.

A não ser que você dobre a realidade.

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