Cannes continua no mesmo lugar, mas segue mudando
Festival dá continuidade a mudanças que frisam a importância de reconhecer, ao lado da criatividade, a transformação do negócio e a força de trabalhos locais
Cannes continua no mesmo lugar, mas segue mudando
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Isabella Lessa
16 de junho de 2019 - 7h46
Foi dada a largada para mais um Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que começa oficialmente amanhã, segunda-feira, 17. Apesar de estar em sua 66ª edição e representar um destino familiar para muitos na indústria, o evento ao mesmo tempo pode soar como uma novidade para os participantes devido à série de mudanças que vem promovendo, com o intuito de sustentar o grande negócio que é para sua controladora, a Ascential, além de atender às demandas do mercado.
O movimento mais exitoso foi o investimento em plataformas digitais que facilitam o acesso ao conteúdo produzido e premiado em Cannes. Apesar da queda de 8% na receita em 2018, a arrecadação com patrocínios e produtos digitais subiu 27%, passando a representar 24% do total – composição agora liderada pelas inscrições de delegados, que respondem por 38% da receita e ultrapassaram o faturamento com a inscrição de peças, que, apesar da queda de 21%, representam 37% do total.
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A diferença para este ano é que o Titanium, principal Leão da premiação, também não entra nesse limite de seis áreas. Outra novidade é que todo case sem fins lucrativos vai ser avaliado separadamente dos trabalhos de marca. De acordo com a organização, essas alterações buscam garantir a representatividade da indústria global na premiação pois, em edições passadas, quando não existia limite de inscrições por peça, era comum que um determinado case ganhasse muitos prêmios.
Categorias e seus diferentes fins
Conforme detalhado na edição passada de Meio & Mensagem, o Cannes Lions tem buscado diversificar a forma com que reconhece a criatividade e, cada vez mais, tem dado espaço para a celebração de componentes fundamentais na equação que qualifica um trabalho: inovação e eficácia. Por isso, inseriu grupos de subcategorias em algumas áreas. A subcategoria Culture & Context, por exemplo, tem o objetivo de celebrar campanhas locais, insights culturais, as chamadas ‘challenger brands’ e trabalhos executados com budget reduzido e está presente em onze áreas: Brand Experience & Activation, Creative eCommerce, Creative Effectiveness, Creative Strategy, Entertainment Lion for Sport, Direct, Film, Media, PR, Radio & Audio e Social & Influencer. A subcategoria Business Transformation será avaliada em Creative eCommerce Lions, Creative Strategy Lions e Innovation Lions, áreas que refletem três aspectos dentre os mais relevantes no contexto da comunicação atual. Há, ainda, subcategorias como Native Advertising, Voice-activation e Promotional Content for Publishers & Networks.
Diretrizes para o júri
Espera-se mais dinamismo para os respectivos corpos de jurados de Glass, Innovation e Titanium, já que os responsáveis pelos trabalhos selecionados para o shortlist destas categorias terão de apresentar os cases presencialmente durante o festival.
Em um esforço prático para apurar o olhar sobre a representatividade e combater a desigualdade de gênero, raça, idade e outros aspectos, o festival passou a exigir que os jurados verifiquem se há traços de estereótipos nos trabalhos inscritos. A iniciativa foi desenvolvida com a Unstereotype Alliance, unidade da UN Women, e é uma evolução do critério Objetification, introduzido em 2017 em colaboração com Madonna Badger. Se naquele ano a organização pediu que os jurados exercitassem a empatia ao avaliarem as campanhas, desta vez precisam determinar se o trabalho reforça ou reproduz vieses inconscientes.
Ao redor do prêmio
Além dos programas See It Be It, voltado para a equidade de gêneros no mercado e do CMO Growth Council, lançado em 2018 em parceria com a ANA, que reúne 25 chefes de marketing dos maiores anunciantes do mundo, o Cannes Lions 2019 apresenta o CLX – Connect, Learn, Experience. Realizado em conjunto com a MediaLink, o summit quer promover encontros imersivos entre anunciantes, especialistas em tecnologia e criadores de conteúdo.
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