Cannes Lions 2021 começa com 6% menos concorrentes
Total de 29.074 trabalhos inscritos é o mais baixo desde 2012, quando o festival superou a barreira dos 30 mil
Cannes Lions 2021 começa com 6% menos concorrentes
BuscarTotal de 29.074 trabalhos inscritos é o mais baixo desde 2012, quando o festival superou a barreira dos 30 mil
Alexandre Zaghi Lemos
17 de junho de 2021 - 8h39
A edição 2021 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes acontece na semana que vem com queda de 6% no número de peças concorrentes aos Leões, em comparação com 2019. Mesmo aceitando trabalhos veiculados em dois anos, já que a versão de 2020 foi cancelada devido à pandemia, o evento somou 29.074 inscrições. Assim, o Cannes Lions tem o mais baixo número de concorrentes desde 2012, ano em que superou a barreira dos 30 mil.
São cases de 90 países disputando os prêmios nas 28 áreas, uma a mais em relação à última edição, de 2019. A novidade é a categoria Creative Business Transformation, que se propõe a premiar ações que demonstrem o impacto das mudanças criativas na transformação dos negócios das empresas, e estreia com 202 inscrições. A área com mais inscrições em 2021 é a de Film, com 2.726 concorrentes.
iPad300.jpg
Apesar da queda no total, a organização do Cannes Lions reporta altas em 2021 na participação das agências independentes, em 14%, e nas inscrições feitas diretamente pelas produtoras, em 19%. Uma das áreas de melhor desempenho foi a de Titanium, com alta de 15% nas inscrições em relação a 2019. A competição de Social & Influencer cresceu 14% e a de Creative eCommerce, 12%.
Por outro lado, o Cannes Lions vê arrefecer a sua tentativa de fazer frente ao Effie Awards, premiação global mais relevante no reconhecimento à eficácia comprovada da criatividade para as marcas. Em Cannes, a área de Creative Effectiveness caiu 38% e a de Creative Strategy, 20%.
A seguir, confira o total de concorrentes de cada uma das 28 competições do Cannes Lions 2021:
Brand Experience & Activation: 2.352
Creative Business Transformation: 202
Creative Data: 364
Creative eCommerce: 336
Creative Effectiveness: 141
Creative Strategy: 677
Design: 1.262
Digital Craft: 703
Direct: 1.978
Entertainment: 856
Entertainment For Music: 407
Entertainment For Sport: 552
Film: 2.726
Film Craft: 1.994
Glass: 187
Health & Wellness: 1.300
Industry Craft: 1.164
Innovation: 161
Media: 1.972
Mobile: 898
Outdoor: 2.052
Pharma: 509
PR: 1.725
Print & Publishing: 1.012
Radio & Audio: 886
Social & Influencer: 1.726
Sustainable Development Goals: 736
Titanium: 196
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus