Corrupção brasileira assusta jurados (mas rende prêmios)
“The Colour of Corruption”, criada pela Grey para o Reclame Aqui, ganhou Leão de Ouro em Direct e Bronze em Creative Data e Cyber
Corrupção brasileira assusta jurados (mas rende prêmios)
Buscar“The Colour of Corruption”, criada pela Grey para o Reclame Aqui, ganhou Leão de Ouro em Direct e Bronze em Creative Data e Cyber
Bárbara Sacchitiello
20 de junho de 2017 - 16h55
A caótica situação política em que o Brasil se encontra nesses últimos tempos gerou, finalmente, algo positivo para a indústria da comunicação. Uma ação publicitária do Reclame Aqui está fazendo sucesso no Cannes Lions e, apenas nesta terça-feira, 20, conquistou 3 Leões, sendo um de Ouro em Direct.
Criado pela Grey, “The Colour of Curruption” nasceu com a proposta de prestar um serviço à população. Acostumada a ser usada como plataforma de reclamações de clientes em relação à empresas que prestam serviços ruins, o Reclame Aqui decidiu estender sua atuação ao cenário político e, junto com a agência, criou um plug-in que destacava, na internet, os nomes dos governantes brasileiros envolvidos em corrupção.
Lançada em dezembro do ano passado, a campanha “The Colour of Corruption” era alimentada por um banco de dados abastecido constantemente por informações sobre os políticos. Se o usuário estivesse, por exemplo, lendo uma notícia em um site e ali estivesse mencionado o nome de algum político corrupto, imediatamente a nomenclatura ganhava a cor roxa e, ao passar o mouse sobre a cor, abria-se um balão com informações a respeito dos processos legais e acusações que pesam sobre aquela figura pública.
Se para os brasileiros é fácil compreender a importância da iniciativa, para os jurados de Direct, foi necessária uma explicação maior. Moacyr Neto, vice-presidente de criação da W3Haus e jurado brasileiro da categoria, conta que teve de dar uma explanação detalhada da situação política do País para o júri do Cannes Lions para que o júri compreendesse melhor a proposta da peça, que já tinha agradado ao grupo.
“Embora os jurados tenham entendimento a respeito do casos de corrupção na política e sejam informados superficialmente da situação do Brasil, tive de explicar que vivemos um momento muito complicado. Nosso atual presidente foi grampeado em uma conversa com um empresário, sugerindo pagamento a outro político que está preso. Nossa presidente eleita foi deposta e o político mais bem colocado nas pesquisas de intenções de votos para as próximas eleições é alvo de cinco processos. Ao relatar tudo isso e mostrar porque informar as pessoas sobre casos de corrupção é tão importante, os jurados ficaram indignados com a situação de nosso País”, relata o jurado, conhecido como Moa.
O profissional conta que, além da importância política e social do trabalho, o case da Grey foi valorizado pela maneira como a tecnologia foi colocada à serviço da população. “O júri ficou bastante empolgado com o fato de que as informações de cada político serem abastecidas por estudantes de direito e pela maneira como a informação foi valorizada para que a situação do País possa melhorar”, conta. Além do Leão de Ouro em Direct, a peça da Grey também foi premiada com dois Bronzes: um Creative Data e outro em Cyber.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus