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Device que faz “enxergar o som” leva GP de Innovation

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Cannes

Device que faz “enxergar o som” leva GP de Innovation

Voltado às pessoas surdas, aparelho que emite alertas visuais no celular para mostrar os ruídos da casa conquista prêmio máximo da categoria das novas ideias


20 de junho de 2019 - 15h55

Sons domésticos são captados e viram notificações para que as pessoas que não escutam consigam saber o que está acontecendo em casa (Crédito: Reprodução)

Oferecer melhores experiências e qualidade de vida às pessoas que têm limitações físicas ou sensoriais foi a proposta da maior parte das sete ideias premiadas com Leões em Innovation, categoria que celebra os projetos inéditos que visam trazer novas funcionalidades à objetos, devices e tecnologias.

O fato de precisarem apresentar presencialmente os cases ao júri, faz com que as agências e empresas selecionadas para o shortlist tenham a oportunidade de impactar os jurados de maneira direta. Esse foi um dos fatores que contribuiu para que o trabalho “See Sound”, que a agência Area23 apresentou para a empresa norte-americana Wavio, conquistasse o Grand Prix da categoria.

O projeto consiste em um sistema doméstico de inteligência artificial que capta os sons do ambiente e os classifica, de acordo com um banco de dados. Ao identificar qualquer ruído fora do normal, o sistema começa a emitir cores e vibrações, que geram alertas diretamente ao celular da pessoa. A ideia é proporcionar mais segurança e qualidade de vida às pessoas surdas, que correm riscos, muitas vezes, durante tarefas simples do cotidiano: como não conseguir perceber quando uma chaleira começou a ferver ou não escutar um bebê chorando, por exemplo.

A ideia, que anteriormente já tinha agradado ao júri, conquistou ao grupo pela maneira como foi apresentada. “O criador do See the Sound, o engenheiro Spencer Montan, veio pessoalmente na apresentação e nos detalhou o case em linguagem de sinais. Ele é surdo e disse que criou o projeto pois tinha medo de morrer por algum acidente doméstico causado pela falta de audição. Todos ficamos muito emocionados”, revela Marcelo Tripoli, vice-presidente de digital da McKinsey e jurado da categoria.

A peça disputou o prêmio máximo com outro trabalho também voltado a trazer soluções para pessoas com necessidades especiais: o case “Changing the Game”, da Microsoft, em que foi desenvolvido uma nova linha de Xbox adaptada às diferentes tipos de necessidades. Essa peça da Microsoft conquistou Grand Prix de Brand Experience & Activaction.

Prata Brasileira com Braile Bricks
O Brasil conquistou um Leão de Prata em Innovation pelo trabalho Braile Bricks, que teve uma trajetória de superação junto ao próprio anunciante – a Lego. Quando teve a ideia de criar peças em braile para que crianças cegas pudessem brincar com itens de montar, a Lew’LaraTBWA procurou a Lego e propôs uma parceria para a viabilização do processo. A princípio, a marca não aceitou o acordo e agência desenvolveu, por conta própria, o primeiro protótipo do Braile Bricks. Posteriormente, o anunciante mudou de ideia e prometeu levar o projeto dos blocos de montar em braille para todo o mundo. O case, então, ganhou o nome de #BrailleBricksforAll.

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