Favoritos já brilharam em festivais anteriores
Premiações como One Show, D&AD, New York Festivals e outros dão o termômetro das peças que já chegam a Cannes na disputa por Grand Prix
Favoritos já brilharam em festivais anteriores
BuscarPremiações como One Show, D&AD, New York Festivals e outros dão o termômetro das peças que já chegam a Cannes na disputa por Grand Prix
Bárbara Sacchitiello
9 de junho de 2017 - 11h20
Embora reserve sempre surpresas para os presentes – afinal, muitas agências esperam o Festival para estrear alguns trabalhos nas premiações internacionais – o Cannes Lions sempre começa com algumas campanhas já favoritas a ganhar os cobiçados Leões.
As premiações que antecedem o Festival – como D&AD, One Show e New York Festivals – costumam ser um bom termômetro da criatividade global. É comum que campanhas que angariaram prêmios importantes nesses e em outros eventos consigam, também, impressionar os jurados de Cannes e conquistar troféus para seus criativos.
Para apontar quais trabalhos chegam ao Cannes Lions (que começa no próximo dia 17) com chances de voltar para casa com Leões, a reportagem de Meio & Mensagem conversou com profissionais brasileiros que participaram do júri de outros festivais internacionais neste ano. Para Erh Ray, copresidente da BETC/Havas; Arício Fortes, vice-presidente de criação da DM9DDB; Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da Isobar e Sergio Gordilho, copresidente da Africa, o storytelling e a mensagem impactante serão os ingredientes principais das peças campeãs desta edição do Festival.
Segue, abaixo, a lista dos cases mais citados pelos profissionais como favoritos aos Leões de Cannes em 2017:
“Meet Graham”, da Clemenger BBDO (Austrália) para a Comissão de Acidentes em Transportes
Unanimidade entre os profissionais ouvidos pela reportagem, o case australiano é, segundo os criativos, a demonstração de divulgação de uma mensagem importante de maneira engajadora. Em vez de recorrer a índices de acidentes ou a mensagens educativas para enfatizar à população a importância de ter um comportamento prudente no trânsito, a agência australiana criou um humanoide baseado e pesquisas científicas e mecânicas. O esquisito Graham – que possui membros e estrutura do corpo desproporcionais – representa como o corpo humano deveria ser para conseguir resistir a acidentes de trânsito. O case ganhou a mídia local e foi tema até de exposição.
“We’re the superhumans”, da 4Creative (Inglaterra) para Channel 4
Assim como aconteceu em 2013, o Channel 4, de Londres, quis mostrar a força e o talento dos paratletas exaltando que suas possíveis limitações são mínimas diante de suas variadas capacidades. Na campanha da 4Creative, os paratletas formam uma orquestra e tocam e cantam enquanto mostram, nas quadras, pistas e ginásios seu imenso talento e capacidade de superação. A beleza e plasticidade do comercial foram destacadas pelos profissionais, que já o consideram como um dos favoritos a abocanhar Leões em Film.
“Fearless Girl”, da McCann Nova York para State Street Global Advisors
A destemida garotinha que encara o furioso touro de Wall Street é citada pelos criativos como exemplo da conjunção perfeita entre simplicidade e força. A estátua de bronze, que foi colocada na rua em celebração do Dia Internacional da Mulher e acabou se tornando ponto turístico, foi a maneira que a McCann de Nova York encontrou de mostrar a preocupação da State Street Global Advisors com as questões de equidade de gênero e melhoria das condições das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. A pertinência e atualidade do tema devem, na opinião dos profissionais, fazer do case um dos grandes premiados em Cannes.
“The Refugee Nation”
A temática Olímpica deve se fazer presente em Cannes neste ano, já que muitos dos cases foram lançados em agosto de 2016, após a edição do ano passado do Festival. Uma das promessas dessa safra é o case “The Refugee Nation”, que prestou uma homenagem a equipe de refugiados que competiu nos Jogos do Rio de Janeiro. Criada pela Ogilvy de Nova York e com produção das brasileira Asteroide, Square Pixel e Pimenta Print, a campanha criou bandeira, hino e promoveu ações para construir uma nação que representasse os atletas. O trabalho foi premiado com o Best of Show, o mais importante troféu do One Show, que destaca a melhor ideia entre as melhores de todas as categorias.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus