Assinar

Fundador da Cambridge Analytica desiste de painel em Cannes

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Fundador da Cambridge Analytica desiste de painel em Cannes

Alexander Nix cede à pressão de ativistas e não dará entrevista que abordaria escândalo de uso de dados do Facebook


19 de junho de 2019 - 17h39

Do Advertising Age

Alexander Nix, fundador e CEO da extinta Cambridge Analytica, desistiu de um painel marcado para acontecer na quinta-feira, 20, no Cannes Lions, após protestos de vários ativistas pela privacidade e líderes da indústria. Em comunicado, organizadores do festival comunicaram que aceitaram a decisão de Nix.

(Crédito: Neil P. Mockford/Getty Images)

No painel, o executivo seria entrevistado por Gillian Tett, editor do Financial Times. Caso acontecesse, seria a primeira aparição de Nix após o escândalo da infração de privacidade de usuários e divulgação de dados a oficiais do governo russo.

Estava previsto que ele falasse sobre dados pessoais e a agenda política depois das acusações de que a Cambridge utilizou ilegalmente dados do Facebook. “O impacto da Cambridge foi sentido por todo o mundo e a dupla vai rever as implicações para a indústria seguindo em frente”, dizia a descrição do painel no site oficial do Cannes Lions.

Ambos Nix e o festival ficaram sob pressão depois que Carole Cadwalladr, repórter do The Guardian que esteve entre os jornalistas que deram o furo da história envolvendo a Cambridge Analytica, começou a protestar no Twitter sobre o o fato de o festival dar espaço para o executivo falar.

Cadwalladr disse que pretendia interromper o painel com uma exibição do documentário “The Great Hack”, da Netflix, do qual ela fez parte. Também afirmou que iria conversar com Jamie Bartlett, jornalista sobre tecnologia que comenta sobre o caso, para ter uma “visão alternativa sobre dados e anúncios”.

Não é novidade a desistência de paineis em eventos. Ano passado, a The New Yorker cancelou um painel no New Yorker Festival com Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump, depois que celebridades como Judd Apatow, Jim Carrey e outros disseram que não iriam participar do festival se a entrevista com Bannon acontecesse.

Publicidade

Compartilhe