Jay-Z, Apple e KPN recebem Grand Prix de Entertainment e Music
Clipe do cantor em homenagem a sua mãe conquista jurados da categoria; projeto da Apple foi dirigido por Spike Jonze
Jay-Z, Apple e KPN recebem Grand Prix de Entertainment e Music
BuscarClipe do cantor em homenagem a sua mãe conquista jurados da categoria; projeto da Apple foi dirigido por Spike Jonze
Sem Autor
21 de junho de 2018 - 11h00
Por Ann-Christine Diaz, do AdAge*
O tributo de Jay-Z a sua mãe, o filme “Welcome Home” da Apple dirigido por Spike Jonze e uma campanha integrada da telecom holandesa KPN ganharam Grand Prix nas categorias de Entertainment e Entertainment for Music do Cannes Lions.
O Entertainment Lions se dedica a celebrar criatividade que “transforma conteúdo em cultura”. No caso do ganhador desse ano, a ideia que cria cultura também foi educacional. “Evert_45” é uma campanha realizada pela agência N=5 Amsterdam. Ela usa formas modernas de comunicação, como redes sociais e YouTube, para trazer histórias de veteranos da Segunda Guerra Mundial aos jovens do país. A presidente do júri, Debbi Vandeven, global chief creative officer da VML, afirmou que os jurados usaram dois critérios: A marca é relevante? O trabalho é algo que traz cultura?
Na categoria Entertainment Lions for Music, que premia colaborações musicais criativas e originais, o júri, liderado por Lori Feldman, VP de marketing estratégico da Warner Brothers Records, entregou dois GPs.
Um deles foi para o rapper Jay-Z, por seu videoclipe “Smile”, um curta dirigido por Miles Jay, da Smugglers, que conta a história da mãe do cantor, Gloria Carter, e sua luta para esconder sua homossexualidade enquanto criava o filho. No fim, ela aparece no clipe, recitando o poema “Living in the Shadows”.
A obra levou Feldman às lagrimas ao explicar o porquê havia entregado o prêmio ao rapper. É memorável que “uma das figuras mais importantes da cultura hip-hop adote esse tema com tanta honestidade e integridade”, afirmou.
O outro Grand Prix foi para o filme da Apple “Welcome Home’. Dirigido por Spike Jonze, é estrelado pela cantora FKA Twigs, que foge da realidade de seu pequeno apartamento ao pedir para que a Siri de seu HomePod toque algo que a deixe mais animada. A música “Til It’s Over” entra, e o mundo se abre de formas inesperadas.
A música foi essencial para essa campanha, afirmou Feldman. “O filme inteiro é feito ao redor da música, o trabalho é inegável, e a marca está no centro da ação de uma forma simples, única. Uma frase dita ao HomePod muda o mundo dela inteiro”.
https://www.youtube.com/watch?v=305ryPvU6A8
Jocelyn Brown, jurada da categoria e produtora executiva da Squeak E Clean Productions, apontou que outro competidor para o prêmio foi a campanha do Spotify celebrando David Bowie, que foi realizada no metrô de Nova York durante uma exposição celebrando o cantor no Museu do Brooklyn. “Até entrar na sala de jurados, não sabia que o Spotify estava por trás disso. Eu pensei que fosse uma campanha do museu”, afirmou.
*Tradução: Salvador Strano
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus