Assinar

Jay-Z, Apple e KPN recebem Grand Prix de Entertainment e Music

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Jay-Z, Apple e KPN recebem Grand Prix de Entertainment e Music

Clipe do cantor em homenagem a sua mãe conquista jurados da categoria; projeto da Apple foi dirigido por Spike Jonze


21 de junho de 2018 - 11h00

Por Ann-Christine Diaz, do AdAge*

O tributo de Jay-Z a sua mãe, o filme “Welcome Home” da Apple dirigido por Spike Jonze e uma campanha integrada da telecom holandesa KPN ganharam Grand Prix nas categorias de Entertainment e Entertainment for Music do Cannes Lions.

O Entertainment Lions se dedica a celebrar criatividade que “transforma conteúdo em cultura”. No caso do ganhador desse ano, a ideia que cria cultura também foi educacional. “Evert_45” é uma campanha realizada pela agência N=5 Amsterdam. Ela usa formas modernas de comunicação, como redes sociais e YouTube, para trazer histórias de veteranos da Segunda Guerra Mundial aos jovens do país. A presidente do júri, Debbi Vandeven, global chief creative officer da VML, afirmou que os jurados usaram dois critérios: A marca é relevante? O trabalho é algo que traz cultura?

Na categoria Entertainment Lions for Music, que premia colaborações musicais criativas e originais, o júri, liderado por Lori Feldman, VP de marketing estratégico da Warner Brothers Records, entregou dois GPs.

Um deles foi para o rapper Jay-Z, por seu videoclipe “Smile”, um curta dirigido por Miles Jay, da Smugglers, que conta a história da mãe do cantor, Gloria Carter, e sua luta para esconder sua homossexualidade enquanto criava o filho. No fim, ela aparece no clipe, recitando o poema “Living in the Shadows”.

A obra levou Feldman às lagrimas ao explicar o porquê havia entregado o prêmio ao rapper. É memorável que “uma das figuras mais importantes da cultura hip-hop adote esse tema com tanta honestidade e integridade”, afirmou.

O outro Grand Prix foi para o filme da Apple “Welcome Home’. Dirigido por Spike Jonze, é estrelado pela cantora FKA Twigs, que foge da realidade de seu pequeno apartamento ao pedir para que a Siri de seu HomePod toque algo que a deixe mais animada. A música “Til It’s Over” entra, e o mundo se abre de formas inesperadas.

A música foi essencial para essa campanha, afirmou Feldman. “O filme inteiro é feito ao redor da música, o trabalho é inegável, e a marca está no centro da ação de uma forma simples, única. Uma frase dita ao HomePod muda o mundo dela inteiro”.

https://www.youtube.com/watch?v=305ryPvU6A8

Jocelyn Brown, jurada da categoria e produtora executiva da Squeak E Clean Productions, apontou que outro competidor para o prêmio foi a campanha do Spotify celebrando David Bowie, que foi realizada no metrô de Nova York durante uma exposição celebrando o cantor no Museu do Brooklyn. “Até entrar na sala de jurados, não sabia que o Spotify estava por trás disso. Eu pensei que fosse uma campanha do museu”, afirmou.

*Tradução: Salvador Strano

Publicidade

Compartilhe