No penúltimo dia do Festival, Brasil soma 78 Leões
Com 13 prêmios recebidos nessa quinta-feira, País vai terminar o Cannes Lions com menos troféus do que em 2018; AKQA lidera ranking nacional
No penúltimo dia do Festival, Brasil soma 78 Leões
BuscarCom 13 prêmios recebidos nessa quinta-feira, País vai terminar o Cannes Lions com menos troféus do que em 2018; AKQA lidera ranking nacional
Meio & Mensagem
20 de junho de 2019 - 15h57
Por Alexandre Zaghi Lemos e Bárbara Sacchitiello
Atualizado em 21/6, às 9h06
Encerrado o penúltimo dia da edição 2019 do Cannes Lions, já é certo que o Brasil vai encerrar o Festival com uma quantidade de troféus menos do que os 101 Leões conquistados em 2018. As categorias dessa quinta-feira, 20, renderam 13 Leões ao País, totalizando 78 troféus até o momento (sendo 2 Grand Prix, 6 Ouros, 20 Pratas e 50 Bronzes).
O Brasil ainda tem chances de ganhar outros prêmios nesta sexta-feira, 21. O País emplacou 10 menções no shortlist de Film, 5 no de Sustainable & Development Goals e 2 em Glass – The Lion for Good. Ainda que cada uma dessas menções seja convertida em Leão, o País alcançaria um total de 95 prêmios (abaixo das 101 do ano anterior).
Entre as agências brasileiras, a líder isolada no Cannes Lions 2019 é a AKQA, vencedora de 2 Grand Prix, 2 Pratas e 3 Bronzes. Na sequência, veem David (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes), Africa (3 Pratas e 5 Bronzes), Grey (1 Prata e 8 Bronzes), Tech and Soul (2 Prata e 5 Bronzes), Ogilvy e Y&R (com 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes cada), J. Walter Thompson (1 Ouro e 3 Bronzes), Artplan (1 Ouro e 1 Bronze), BETC/Havas (2 Pratas e 1 Bronze), AlmapBBDO (1 Prata e 3 Bronzes), W+K (1 Ouro), GTB (1 Prata e 2 Bronzes), NBS (1 Prata e 1 Bronze) e Publicis (2 Bronzes). Também foram premiadas: Lew’LaraTBWA e McCann Health (com 1 Prata cada) e CPB+, FCB, Leo Burnett Tailor Made, National Geographic, Talent Marcel, Tribal e Z+ (com 1 Bronze cada).
Leões do dia
Com a revelação de seis categorias nesta quinta-feira, 20, o País conquistou mais 13 troféus. A única área que não rendeu nenhum prêmio às agências brasileiras foi Creative Effectiveness. Entre todos os troféus, no entanto, o País conquistou apenas Leões de Prata e Bronze.
Brand Experience & Activaction foi a área que mais rendeu Leões ao Brasil neste dia. O País conquistou 1 Prata (para Tech and Soul) e 5 Bronzes (2 para a Grey e 1 troféu cada para David Brasil, GTB Brasil e Publicis Brasil).
Em Mobile, o Brasil recebeu 4 Leões de Bronze: 1 para David, 1 para GTB Brasil, 1 para AKQA e 1 para J. Walter Thompson.
Creative E-commerce e Creative e Radio & Audio renderam um troféu para o País cada. Na primeira categoria, foi premiada AKQA, pelo mesmo case “Air Max Grafitti Stores”, que venceu o GP de Media. Já em Radio, recebeu um Bronze o trabalho “Sounds of Future Ocean”, da National Geographic.
Considerada uma das categorias mais disputadas de todo o Festival, Innovation premiou uma das duas peças brasileiras que estavam no shortlist. O júri da categoria concedeu uma Prata ao case #BrailleBricksForAll, desenvolvido pela Lew’LaraTBWA junto à Lego. A proposta desenvolveu peças do brinquedo Lego em braile para crianças e adultos cegos.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus