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No penúltimo dia do Festival, Brasil soma 78 Leões

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

No penúltimo dia do Festival, Brasil soma 78 Leões

Com 13 prêmios recebidos nessa quinta-feira, País vai terminar o Cannes Lions com menos troféus do que em 2018; AKQA lidera ranking nacional

Meio & Mensagem
20 de junho de 2019 - 15h57

(Crédito: Celina Filgueiras)

Por Alexandre Zaghi Lemos e Bárbara Sacchitiello
Atualizado em 21/6, às 9h06

Encerrado o penúltimo dia da edição 2019 do Cannes Lions, já é certo que o Brasil vai encerrar o Festival com uma quantidade de troféus menos do que os 101 Leões conquistados em 2018. As categorias dessa quinta-feira, 20, renderam 13 Leões ao País, totalizando 78 troféus até o momento (sendo 2 Grand Prix, 6 Ouros, 20 Pratas e 50 Bronzes).

O Brasil ainda tem chances de ganhar outros prêmios nesta sexta-feira, 21. O País emplacou 10 menções no shortlist de Film, 5 no de Sustainable & Development Goals e 2 em Glass – The Lion for Good. Ainda que cada uma dessas menções seja convertida em Leão, o País alcançaria um total de 95 prêmios (abaixo das 101 do ano anterior).

Entre as agências brasileiras, a líder isolada no Cannes Lions 2019 é a AKQA, vencedora de 2 Grand Prix, 2 Pratas e 3 Bronzes. Na sequência, veem David (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes), Africa (3 Pratas e 5 Bronzes), Grey (1 Prata e 8 Bronzes), Tech and Soul (2 Prata e 5 Bronzes), Ogilvy e Y&R (com 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes cada), J. Walter Thompson (1 Ouro e 3 Bronzes), Artplan (1 Ouro e 1 Bronze), BETC/Havas (2 Pratas e 1 Bronze), AlmapBBDO (1 Prata e 3 Bronzes), W+K (1 Ouro), GTB (1 Prata e 2 Bronzes), NBS (1 Prata e 1 Bronze) e Publicis (2 Bronzes). Também foram premiadas: Lew’LaraTBWA e McCann Health (com 1 Prata cada) e CPB+, FCB, Leo Burnett Tailor Made, National Geographic, Talent Marcel, Tribal e Z+ (com 1 Bronze cada).

Leões do dia
Com a revelação de seis categorias nesta quinta-feira, 20, o País conquistou mais 13 troféus. A única área que não rendeu nenhum prêmio às agências brasileiras foi Creative Effectiveness. Entre todos os troféus, no entanto, o País conquistou apenas Leões de Prata e Bronze.

Brand Experience & Activaction foi a área que mais rendeu Leões ao Brasil neste dia. O País conquistou 1 Prata (para Tech and Soul) e 5 Bronzes (2 para a Grey e 1 troféu cada para David Brasil, GTB Brasil e Publicis Brasil).

Em Mobile, o Brasil recebeu 4 Leões de Bronze: 1 para David, 1 para GTB Brasil, 1 para AKQA e 1 para J. Walter Thompson.

Creative E-commerce e Creative e Radio & Audio renderam um troféu para o País cada. Na primeira categoria, foi premiada AKQA, pelo mesmo case “Air Max Grafitti Stores”, que venceu o GP de Media. Já em Radio, recebeu um Bronze o trabalho “Sounds of Future Ocean”, da National Geographic.

Considerada uma das categorias mais disputadas de todo o Festival, Innovation premiou uma das duas peças brasileiras que estavam no shortlist. O júri da categoria concedeu uma Prata ao case #BrailleBricksForAll, desenvolvido pela Lew’LaraTBWA junto à Lego. A proposta desenvolveu peças do brinquedo Lego em braile para crianças e adultos cegos.

 

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