Outdoor e Print concentram 30% das inscrições brasileiras
Áreas em declínio no número total de inscrições são as maiores esperanças de Leões do País
Outdoor e Print concentram 30% das inscrições brasileiras
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Alexandre Zaghi Lemos
17 de junho de 2017 - 15h20
O Brasil disputa os Leões desta edição de 2017 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes com 3.020 inscrições, número que faz do País um dos únicos grandes competidores que aumentou o investimento no envio de peças ao evento neste ano. Foi uma alta de 7,7% do Brasil ante uma queda global de 4,5%.
Cerca de 30% das inscrições brasileiras foram feitas nas áreas de Outdoor (470 inscrições do País) e Print & Publishing (372) – categorias em que é o segundo maior concorrente do ano, atrás apenas dos Estados Unidos.
Como faz historicamente, o Brasil continua depositando mais esperanças na caça aos Leões nessas duas áreas que, paradoxalmente, sofreram queda no total de inscrições: -13% em Print & Publishing e -12% em Outdoor.
Inscrições brasileiras 2017 | |
Outdoor | 470 |
Print & Publishing | 372 |
Promo & Activation | 243 |
Direct | 239 |
Health & Wellness | 203 |
Cyber | 199 |
Media | 177 |
Design | 172 |
PR | 171 |
Mobile | 139 |
Entertainment | 129 |
Radio | 103 |
Film | 95 |
Film Craft | 60 |
Creative Data | 59 |
Digital Craft | 47 |
Entertainment for Music | 36 |
Glass | 25 |
Pharma | 20 |
Product Design | 15 |
Titanium | 15 |
Innovation | 13 |
Integrated | 11 |
Creative Effectiveness | 7 |
TOTAL | 3.020 |
O 64º Cannes Lions acontece com duas características raras para o evento: a queda no número de peças inscritas e a manutenção dos mesmos 23 júris e 24 áreas do ano anterior (Titanium e Integrated têm o mesmo júri).
O Festival não amargava diminuição de inscritos desde 2009, quando houve uma retração bem maior, de 20%, reflexo da crise global após a quebra do Lehman Brothers, em 2008. A partir de 2009, impulsionado pelo lançamento de novas áreas todos os anos, o Cannes Lions não parou de crescer seu total de concorrentes, saindo dos pouco mais de 22 mil inscritos naquele ano, até retomar, em 2011, o patamar superior aos 28 mil trabalhos no qual estava em 2008. Em 2012, cresceu 19% e continuou batendo recordes, superando a barreira dos 30 mil concorrentes, e avançando acima dos 40 mil em 2015.
Esta edição de 2017 já está marcada por movimentos da Ascential, dona do evento e novata na Bolsa de Londres, onde fez seu IPO em fevereiro do ano passado, no sentido de controlar o gigantismo do Cannes Lions em benefício da manutenção de sua relevância para a indústria global. O mais significativo deles foi a decisão de não lançar uma nova competição, algo que não acontecia desde 2004, justamente o ano em que o evento foi comprado pelo atual controlador.
Até então, só existiam seis competições:
-Film (desde 1954)
-Press & Outdoor (lançada em 1992, desmembrada em 2006 e hoje Print & Publishing)
-Cyber (1998)
-Media (1999)
-Direct (2002)
-Titanium (2003)
A partir de 2005 foram inauguradas as outras 17 áreas que mobilizam 23 júris em 2017:
-Entertainment for Music (2016)
-Digital Craft (2016)
-Glass (2015)
-Creative Data (2015)
-Health & Wellness (2014)
-Pharma (2014)
-Product Design (2014)
-Innovation (2013)
-Mobile (2012)
-Branded Content & Entertainment (2012, hoje Entertainment)
-Creative Effectiveness (2011)
-Film Craft (2010)
-PR (2009)
-Design (2008)
-Integrated (2007)
-Outdoor (2006)
-Promo & Activation (2006)
-Radio (2005)
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