Simon Cook: “Cannes é uma campanha para a criatividade”
Diretor executivo do festival comenta as mudanças operadas pela organização e o valor da criatividade humanizada
Simon Cook: “Cannes é uma campanha para a criatividade”
BuscarDiretor executivo do festival comenta as mudanças operadas pela organização e o valor da criatividade humanizada
Isabella Lessa
13 de junho de 2019 - 18h59
Recém-empossado pela Ascential como diretor executivo do Cannes Lions, Simon Cook trabalhou para o festival como vice-presidente de creative excellence entre setembro de 2017 e março deste ano. Na visão dele, a criatividade é o alicerce mais poderoso para as marcas moverem o ponteiro dos negócios, principalmente quando humanizada.
Meio & Mensagem – Em um contexto de tantas mudanças na indústria, de que forma Cannes reafirma sua importância para agências e anunciantes?
Simon Cook – Não há dúvida de que o cenário está mudando e se diversificando, portanto, a comunidade do festival também. Nosso objetivo é servir melhor a essa diversidade de uma indústria em evolução e apoiar a comunidade global com inspiração, aprendizado e conexões para impulsionar resultados de negócio, inclusive para agências. Um mix rico de empresas, disciplinas e países estão representados hoje. O Cannes Lions é uma campanha para a criatividade, porque criatividade permanece sendo a ferramenta mais poderosa que os negócios têm para crescer, ganhar vantagem competitiva e fazer mudanças positivas no mundo. O Cannes Lions é o único lugar no mundo onde você pode ter a ideia geral de como a criatividade impulsiona o desempenho do negócio e isso é um insight essencial para toda a comunidade.
M&M – A definição de criatividade mudou ao longo dos anos? E essas mudanças foram refletidas nos prêmios? Como?
Cook – A criatividade está mudando – e para fazer uma oferta melhor para nosso público, também estamos. A velocidade e complexidade do mundo de comunicação moderno exige novas formas de pensamento. A evolução do cenário certamente se reflete nos prêmios à medida que damos boas-vindas a novas áreas de criatividade. Não somente reconhecemos a ideia, mas a execução e a estratégia. O Cannes Lions lançou o Creative Strategy Lions este ano, voltado para estrategistas de um mix de empresas e planejadores para celebrar como o planejamento estratégico pode redefinir uma marca, reinventar seu negócio e influenciar os consumidores. O Entertainment Lions for Sport também foi lançado em 2019 para honrar a criatividade que acessa a cultura do fã e enaltece o poder dos esportes e eSports na conexão de pessoas a marcas.
M&M – Quando assumiu o papel de diretor do festival este ano, você disse que a criatividade é empoderada pelas pessoas. Essa noção é ainda mais importante neste momento em que as marcas estão perseguindo o customer experience mais do que nunca?
Cook – A criatividade humana está no palco central mais uma vez e, junto com isso, a humanização da tecnologia. Ficamos distraídos com tecnologia, dados e digital por algum tempo, mas estamos começando a ver um retorno a abordagens e pensamentos aplicados e testados que ainda se mantêm de pé e promovem construção de marca. E, claro, o consumidor, a experiência são fundamentais para a construção de marca.
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