Somadas, Media e Design trazem 10 Leões ao Brasil
Categorias angariaram menos troféus do que no ano passado; GPs foram entregues aos Estados Unidos e Tailândia
Somadas, Media e Design trazem 10 Leões ao Brasil
BuscarCategorias angariaram menos troféus do que no ano passado; GPs foram entregues aos Estados Unidos e Tailândia
Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2017 - 15h15
Com uma quantidade de Leões inferior ao ano passado, as categorias Media, Design e Product Design renderam, juntas, 10 Leões ao Brasil no Cannes Lions 2017.
Em Media, o País recebeu 5 Bronzes: Publicis (“The Cliché”, para Heineken), Neogama (“Foot Type Test Ad”, para Asics), New360, de Belo Horizonte (“Let’s Change the Number”, para Cruzeiro Esporte Clube e Azmina), Z+ Comunicação (“The Fantastic Problem Solving Machine”, para AACD) e Grey Brasil (“The Color of Corruption”, para Reclame Aqui).
Na opinião da jurada brasileira da categoria, Miriam Shirley, vice-presidente de Media da Publicis Brasil, a alta competitividade dos cases e os diversos tipos de uso da mídia acabara deixando a competição mais para o País. “Foi uma avaliação muita longa. Partimos de 2850 trabalhos para fazer uma long list de mais de 400 peças até formar o shortlist, que contou com 170 trabalhos. Tentamos analisar toda a estratégia de entrega de mídia, que passou a ter novas faces com o avanço das mídias sociais e as maneiras pelas quais uma mensagem pode ser disseminada entre as pessoas, disse Miriam.
Para o Grand Prix, o júri de Media escolheu o case “Innovating Saving, criado pela R/GA, de Nova York, para a Jet.com. Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=JrVX37mc8eM
Corrupção em Design
Dos 4 troféus que o Brasil leva para casa em Design, três são provenientes de cases que abordam a questão da corrupção no País. A FCB Brasil ganhou duas Pratas pelo trabalho “De Real para a Realidade”, desenvolvido para o Estadão. O case mostrava como os valores denunciados em esquemas de corrupção poderiam ser aproveitados em áreas positivas para o desenvolvimento do País. A outra Prata nacional também foi para um trabalho que destacou o mau comportamento dos políticos nacionais: “Vigie Aqui”, da Grey para o Reclame Aqui (vencedor do Leão em Ouro em Direct). O Brasil ainda ganhou um Bronze com Favelagrafia, da NBS para a Apple.
A Tailândia conquistou o Grand Prix de Design com um trabalho desenvolvido pela agência AP Thailand. Chamado “The Unusual Football Field”, o trabalho aproveitava diferentes espaços de comunidades locais para criar campos de futebol para as crianças e jovens aproveitarem a prática esportiva. Veja:
Product Design
Em Product Design, o País conquistou seu primeiro Leão na história da categoria. O prêmio (um Bronze) foi para o Furf Design Studio, de Curitiba, pelo trabalho “Confetti Prosthetic Leg Cover”, uma prótese que permitia um uso mais acessível e fácil. O Grand Prix da categoria foi concedido para o trabalho colombiano “Payphone Bank”, da Grey de Bogotá para Tigo-Une. Veja:
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus