Acusada de erotizar crianças em campanha, Balenciaga enfrenta crise

Buscar

Acusada de erotizar crianças em campanha, Balenciaga enfrenta crise

Buscar
Publicidade

Comunicação

Acusada de erotizar crianças em campanha, Balenciaga enfrenta crise

Marca de luxo removeu todas as postagens de seu Instagram e corre o risco de perder a parceria da empresária e influenciadora Kim Kardashian


29 de novembro de 2022 - 7h27

Campanha da Balenciaga

Campanha mostrava crianças segurando as bolsas da marca, que possuem forma de ursos de pelúcia, com acessórios de práticas BDSM (Crédito: Reprodução/ Twitter)

Com informações do Ad Age

A marca de luxo Balenciaga enfrenta uma forte crise de imagem. Após a empresa ter sido amplamente criticada por, supostamente, sexualizar a imagem de crianças em uma campanha publicitária, a influenciadora e empresária Kim Kardashian relatou que está, como mãe, está “abalada com as imagens perturbadoras” e que irá reconsiderar sua parceria com a grife de luxo.

“Atualmente estou reavaliando meu relacionamento com a marca, baseada em sua disposição de aceitar a responsabilidade por algo que nunca deveria ter acontecido – e com base nas ações que espero vê-los tomar para proteger as criações”, declarou Kardashian no Twitter.

 

A estrela do reality show televisivo e fundadora da marca de roupas Skims mantém uma parceria com a Balenciaga nos últimos dois anos.

No centro dessa controvérsia está uma série de imagens publicadas no site e nas redes sociais da marca nos últimos dias, que mostravam crianças posando com bolsas em forma de ursos de pelúcia, que carregavam acessórios como algemas e outros elementos, que foram interpretados como característicos de práticas de BDSM (sigla para bondage, disciplina, dominação-submissão e sado-masoquismo).

A sessão de fotos feita pelo fotógrafo Gabriele Galimberti – que chegou a fazer uma declaração dizendo que não tinha controle a respeito dos modelos ou do cenário escolhido pela Balenciaga – continha também outros elementos e tinha a intenção de mostrar as sugestões de presentes da marca para o feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos.

Diante de uma forte crítica do público, a grife de moda francesa, que pertence ao grupo Kering, rapidamente apagou as imagens de seus canais digitais e pediu desculpas por meio de um comunicado no qual diz que sua “bolsa em forma de urso de pelúcia não deveria ter sido apresentada com crianças nessa campanha.” A marca fez um longo texto, dizendo que condena qualquer tipo de abuso infantil e prometendo revisar suas estratégias e trabalhos. Veja:

Já nessa segunda-feira, 28, a Balenciaga ocultou todas as demais postagens já feitas em seu Instagram, deixando apenas o texto do comunicado.

“Agradeço pela remoção da campanha e pelas desculpas da Balenciaga”, escreveu Kim Kardashian em outro tuíte, postado no último dia 26. “Conversando com eles, acredito que entenderam a seriedade da questão e que tomarão as providências necessárias para que isso nunca mais aconteça”

Publicidade

Compartilhe

Veja também