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As campanhas mais premiadas em Cannes

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As campanhas mais premiadas em Cannes

Festival entrega 1.290 Leões e levanta questionamento sobre o uso de organizações não governamentais pela indústria dos prêmios


6 de julho de 2015 - 10h11

Em um dos últimos seminários do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, encerrado no dia 27 de junho, o iraniano Amir Kassaei, chief creative officer da DDB Worldwide, disparou: “cerca de 90% dos trabalhos que vimos no evento e foram feitos para ongs não surgiram para ajudar as causas. Foram feitos por alguém que quis ter uma grande ideia para enviá-la a um grupo de 25 idiotas que se reúnem em salas escuras, com o propósito de apaixoná-los e fazerem com que concedam um prêmio”.

De fato, a presença de organizações não governamentais entre os 1.290 Leões distribuídos neste ano por Cannes é notável. Das onze campanhas mais premiadas, cinco foram criadas para ongs (veja abaixo). Pelas regras do festival, elas não podem concorrer aos Grand Prix das 21 áreas do evento, somente ao Grand Prix for Good, entregue ao case “Desafio do balde de gelo”, da The ALS Association, de Washington, que se pudesse concorrer aos prêmios principais certamente teria levado alguns, como o de Promo, área na qual recebeu três Ouros.

Amir Kassaei disse ainda que, ao premiar projetos que não tem qualquer ligação com a realidade, os profissionais participantes de Cannes estão enganando a si próprios e sendo cínicos. “Perdemos o foco nas pessoas reais. Com nossa arrogância, acreditamos que o fazemos é importante para a vida das pessoas, mas não é.”

(Veja as cinco campanhas brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2015)

E, confira, a seguir, as 11 campanhas de todo o mundo mais premiadas no Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2015, considerando vencedores de Leões e Grand Prix e não contabilizando finalistas. Foi considerada a pontuação padrão do evento: 12 pontos para Titanium e Creative Effectiveness Grand Prix; 10 pontos para demais Grand Prix, incluindo Grand Prix For Good; 10 pontos para Titanium e Creative Effectiveness Lion; 7 pontos para Leões de Ouro, Innovation Lion, Creative Data Lion e Glass Lion; 5 pontos para Leões de Prata; e 3 pontos para Leões de Bronze.

As campanhas mais premiadas do mundo no Cannes Lions 2015

1ª – “Like a girl”, da Leo Burnett Toronto, no Canadá, para Always, da P&G, com produção da Chelsea Pictures, de Los Angeles, e participações de Leo Chicago, Leo Londres, Starcom Chicago, MSLGroup, de Nova York, e Holler, de Londres
1 Grand Prix (PR), 1 Titanium Lion, 1 Glass Lion, 7 Ouros (2 em Cyber, além de Leões em Film, Media, PR, Promo e Direct), 2 Pratas (Branded e Direct) e 2 Bronzes (Media e Promo)

wraps

2ª – “Holograms for freedom”, da DDB Espanha para a ong No Somos Delito, com produção de Garlic TV e La Livingston, de Madrid, e 20 Hungaros, de Barcelona
7 Ouros (2 em Direct, além de Leões em Branded, Design, Media, Outdoor e Promo), 6 Pratas (2 em Promo, além de Leões em Cyber, Direct, Outdoor e PR) e 3 Bronzes (Cyber, Media e PR)
 

3ª – “The gun shop”, da Grey de Nova York, nos Estados Unidos, para a ong States United to Prevent Gun Violence, com produção de Rival School Pictures e The Mill
1 Grand Prix for Good e 7 Ouros (2 em Promo, além de Leões em Branded, Design, Media, Outdoor e PR) e 7 Pratas (2 em PR, além de Leões em Design, Direct, Film, Outdoor e Promo)
 

4ª – “The ice bucket challenge”, da The ALS Association, de Washington, nos Estados Unidos, com participações da Porter Novelli, de Nova York, na área de relações públicas
10 Ouros (3 em Promo, 2 em Branded, além de Leões em Cyber, Direct, Media, Mobile e PR)
 

5ª – “Nazis against nazis – Germany´s most involuntary charity walk”, da Grabarz & Partner e da GGH Lowe, de Hamburgo, na Alemanha, para Zentrum Demokratische Kultur (ZDK), com produção de 27 Kilometer Entertainment e Harvest Digital Agriculture
6 Ouros (2 em Direct, e Leões em Branded, Outdoor, PR e Promo), 5 Pratas (2 em PR, além de Leões em Direct, Media e Promo) e 1 Bronze (Cyber)
 

6ª – “I will what i want”, da Droga5, de Nova York, nos Estados Unidos, para Under Armour, com produção da Smuggler, de Nova York, e da Reset, de Santa Monica, com participação da Catalyst, de Nova York, em relações públicas, e da Optimum Sports, de Nova York, na área de mídia
1 Grand Prix (Cyber), 2 Ouros (ambos em Cyber), 7 Pratas (4 em Cyber, além de Leões em Branded, Media e Promo) e 2 Bronzes (ambos em Film)
 

7ª – “Proud Whopper”, da David Miami, nos Estados Unidos, para Burger King, com produção da Smuggler, de Nova York, e participações da Horizon, na área de mídia, e da Alison Brod, em relações públicas
3 Ouros (Design, PR e Promo), 6 Pratas (2 em Direct, 2 em Promo, além de Leões em Branded e PR) e 4 Bronzes (Cyber, Direct, Media e Outdoor)
 

8ª – “Unskippable”, da The Martin Agency, de Richmond, nos Estados Unidos, para Geico, com produção da Park Pictures, de Nova York
1 Grand Prix (Film), 2 Ouros (Cyber e Promo), 3 Pratas (Cyber, Film e Promo) e 5 Bronzes (2 em Direct, além de Leões em Branded, Cyber e Film Craft)
 

9ª – “Clever buoy”, da M&C Saatchi, de Sydney, na Austrália, para Optus, com participações da Fuel Communications, em relações públicas, e da Starcom, na área de mídia
1 Titanium Lion, 1 Innovation Lion, 3 Ouros (Cyber, Mobile e PR), 2 Pratas (Cyber e PR) e 1 Bronze (Media)
 

10ª – “Makeup genius”, da McCann Paris, na França, para L’Oréal
4 Ouros (Branded, Direct, Mobile e Promo), 4 Pratas (2 em Direct, além de Leões em Mobile e Promo) e 1 Bronze (Mobile)
 

10ª – “Groceries not guns”, da Grey Canadá para a ong Moms Demand Action for Gun Sense in America, com produção da Spy Films, de Toronto
4 Ouros (Cyber, PR, Promo e Radio), 4 Pratas (2 em Cyber, além de Leões em Direct e Integrated) e 1 Bronze (Film)
 

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