Cannes começa com recorde de 43.101 peças concorrentes
Total é 7,4% maior que o do ano passado. Primeiros júris começaram a se reunir nesta terça-feira, 14
Cannes começa com recorde de 43.101 peças concorrentes
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BuscarTotal é 7,4% maior que o do ano passado. Primeiros júris começaram a se reunir nesta terça-feira, 14
Alexandre Zaghi Lemos
15 de junho de 2016 - 8h54
O 63º Festival Internacional de Criatividade de Cannes já começou. Desde esta terça-feira, 14, os primeiros júris já estão reunidos no Palais des Festivals, sede do evento que será aberto aos participantes no sábado, 18, e vai até o sábado seguinte, 25.
No total, 387 jurados, sendo 22 deles brasileiros (alguns até ocupando cadeiras de outros países) irão avaliar 43.101 peças inscritas, total que representa novo recorde do evento e aumento de 7,4% em relação a 2015.
Considerando as 20 áreas que já existiam no ano passado, houve aumento de inscrições em 13 e queda em 7 (a área de Titanium recebeu inscrições separadas da de Integrated pela primeira vez; se considerado somente a primeira categoria, houve queda, mas na soma das duas há mais concorrentes em 2016).
As áreas que mais cresceram foram Product Design (92,1), Innovation (68,6%) e as duas do Lions Health: Health & Wellness (41,5) e Pharma (35%). As maiores quedas foram em Creative Effectiveness (-31,9%), Cyber (-22,8%), Radio (-18%) e Print & Publishing (-15,5) – esta última se chamava Press até o ano passado. Mas também houve diminuição na área mãe do festival: este ano serão -8,8% peças disputando os Leões de Film.
“Estes números são também um lembrete de que há altos e baixos, e que sempre é melhor ter uma visão de longo prazo. O Outdoor Lions, por exemplo, teve queda de 11% no ano passado, suscitando comentário sobre um declínio no setor, mas este ano o que vemos é um salto, com aumento de 7% nas inscrições da área”, comemora o CEO do Lions Festivals, Philip Thomas.
Leia mais sobre o Cannes Lions no site especial de Meio & Mensagem.
Confira, a seguir, o total de inscrições em cada área neste e no ano passado, com as respectivas variações.
Concorrentes no Cannes Lions 2016 | |||
Área | 2016 | 2015 | Variação (%) |
Creative Data | 715 | 619 | 15,5 |
Creative Effectiveness | 109 | 160 | -31,9 |
Cyber | 2.886 | 3.738 | -22,8 |
Design | 2.857 | 2.409 | 18,6 |
Digital Craft | 1.150 | – | – |
Direct | 3.097 | 2.813 | 10,1 |
Entertainment | 1.843 | 1.394 | 32,2 |
Entertainment for Music | 637 | – | – |
Film | 2.801 | 3.070 | -8,8 |
Film Craft | 2.315 | 2.205 | 5,0 |
Glass | 155 | 166 | -6,6 |
Health & Wellness | 2.024 | 1.430 | 41,5 |
Innovation | 381 | 226 | 68,6 |
Integrated | 279 | – | – |
Media | 2.986 | 3.179 | -6,1 |
Mobile | 1.259 | 1.246 | 1,0 |
Outdoor | 5.365 | 5.037 | 6,5 |
Pharma | 583 | 432 | 35,0 |
PR | 2.224 | 1.969 | 13,0 |
Print & Publishing | 3.775 | 4.470 | -15,5 |
Product Design | 538 | 280 | 92,1 |
Promo & Activation | 3.458 | 3.196 | 8,2 |
Radio | 1.410 | 1.720 | -18,0 |
Titanium | 254 | 374 | -32,1 |
TOTAL | 43.101 | 40.133 | 7,4 |
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