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Comunicação

Cannes começa com recorde de 43.101 peças concorrentes

Total é 7,4% maior que o do ano passado. Primeiros júris começaram a se reunir nesta terça-feira, 14


15 de junho de 2016 - 8h54

O 63º Festival Internacional de Criatividade de Cannes já começou. Desde esta terça-feira, 14, os primeiros júris já estão reunidos no Palais des Festivals, sede do evento que será aberto aos participantes no sábado, 18, e vai até o sábado seguinte, 25.

No total, 387 jurados, sendo 22 deles brasileiros (alguns até ocupando cadeiras de outros países) irão avaliar 43.101 peças inscritas, total que representa novo recorde do evento e aumento de 7,4% em relação a 2015.

Considerando as 20 áreas que já existiam no ano passado, houve aumento de inscrições em 13 e queda em 7 (a área de Titanium recebeu inscrições separadas da de Integrated pela primeira vez; se considerado somente a primeira categoria, houve queda, mas na soma das duas há mais concorrentes em 2016).

As áreas que mais cresceram foram Product Design (92,1), Innovation (68,6%) e as duas do Lions Health: Health & Wellness (41,5) e Pharma (35%). As maiores quedas foram em Creative Effectiveness (-31,9%), Cyber (-22,8%), Radio (-18%) e Print & Publishing (-15,5) – esta última se chamava Press até o ano passado. Mas também houve diminuição na área mãe do festival: este ano serão -8,8% peças disputando os Leões de Film.

“Estes números são também um lembrete de que há altos e baixos, e que sempre é melhor ter uma visão de longo prazo. O Outdoor Lions, por exemplo, teve queda de 11% no ano passado, suscitando comentário sobre um declínio no setor, mas este ano o que vemos é um salto, com aumento de 7% nas inscrições da área”, comemora o CEO do Lions Festivals, Philip Thomas.

Leia mais sobre o Cannes Lions no site especial de Meio & Mensagem.

Confira, a seguir, o total de inscrições em cada área neste e no ano passado, com as respectivas variações.

Concorrentes no Cannes Lions 2016
Área 2016 2015 Variação (%)
Creative Data 715 619 15,5
Creative Effectiveness 109 160 -31,9
Cyber 2.886 3.738 -22,8
Design 2.857 2.409 18,6
Digital Craft 1.150
Direct 3.097 2.813 10,1
Entertainment 1.843 1.394 32,2
Entertainment for Music 637
Film 2.801 3.070 -8,8
Film Craft 2.315 2.205 5,0
Glass 155 166 -6,6
Health & Wellness 2.024 1.430 41,5
Innovation 381 226 68,6
Integrated 279
Media 2.986 3.179 -6,1
Mobile 1.259 1.246 1,0
Outdoor 5.365 5.037 6,5
Pharma 583 432 35,0
PR 2.224 1.969 13,0
Print & Publishing 3.775 4.470 -15,5
Product Design 538 280 92,1
Promo & Activation 3.458 3.196 8,2
Radio 1.410 1.720 -18,0
Titanium 254 374 -32,1
TOTAL 43.101 40.133 7,4

 

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