Como as teles aplicam emoções em suas campanhas
Estudo da Forebrain mostra que humor e influência são recursos estratégicos na aproximação da comunicação das marcas deste setor com o público
Como as teles aplicam emoções em suas campanhas
BuscarComo as teles aplicam emoções em suas campanhas
BuscarEstudo da Forebrain mostra que humor e influência são recursos estratégicos na aproximação da comunicação das marcas deste setor com o público
Apesar de liderar com certa frequência o ranking com maior número de reclamações, segundo o Procon, o setor de telecomunicações consegue despertar associações positivas quando o assunto é publicidade.
Levantamento da consultoria Forebrain, divulgado com exclusividade por Meio & Mensagem, aponta que 7 em cada 10 comerciais de telefonia móvel apresentam uma resposta emocional positiva, que aproxima a audiência.
Grande parte do setor concentra a comunicação em destacar os benefícios dos planos, como promoções e pacotes cada vez maiores de internet e voz.
O estudo aponta três estratégias nos filmes que compõem os 70% mais positivos: discurso do personagem direto com o público (47%), humor (57%) e o uso de celebridades e influenciadores (65%). Esses recursos são capazes de gerar sentimentos positivos na audiência.
Com base no banco de dados BRAIN – com informações relativas a todo o ano de 2017 de mais de 900 comerciais de TV e 148 filmes do setor de telecom – foram avaliados e distribuídos produções nas categorias “institucional”, “telefonia móvel”, “combo”, “internet” e “TV por assinatura”. O estudo mostra que quase 60% da comunicação veiculada na TV pelas empresas de telecomunicações têm sido percebidas como positivas pelo público.
“Os estímulos considerados agradáveis e positivos seriam capazes de gerar um comportamento de aproximação com a marca ou serviço ofertado. Logo, o padrão encontrado no estudo é extremamente relevante para o setor, uma vez que gerar respostas emocionais positivas contribui para estreitar o relacionamento com as marcas e auxilia no processo de fidelização do cliente”, explica Nathalie Lorencini, pesquisadora da Forebrain.
Veja mais insights da pesquisa no infográfico abaixo:
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024