De onde vêm os CEOs das agências
Saiba quais áreas mais contribuem para a formação de líderes executivos na publicidade brasileira
Saiba quais áreas mais contribuem para a formação de líderes executivos na publicidade brasileira
Alexandre Zaghi Lemos
25 de agosto de 2015 - 3h30
As áreas de atendimento e criação geram a maioria dos CEOs nas grandes agências atuantes no mercado brasileiro.
Há 25 profissionais no comando das 20 maiores do ranking Agências & Anunciantes, sendo que 12 deles passaram antes pela área de atendimento e oito são criativos.
Há ainda, dois mídias (Paulo Cesar Queiroz, na DM9DDB, e Ezra Geld, na J.Walter Thompson); um financeiro (Márcio Toscani, na Leo Burnett Tailor Made); e um planejador (José Luiz Madeira, na AlmapBBDO).
Um único executivo construiu carreira anterior fora da publicidade: Aurélio Lopes, da FCB, no setor de marketing direto.
Celso Loducca, que passou o comando da agência para o também criativo Guga Ketzer, é um dos mais longevos no comando de grandes agências. Há 20 anos na função, perde apenas para Marcello Serpa e Madeira, na AlmapBBDO há 22 anos, e Fabio Fernandes, na F/Nazca S&S há 21.
A diferença entre esses dois casos é que, em 2013, a Almap sinalizou seu processo de sucessão ao conceder participações acionárias aos atuais diretores Rodrigo Andrade (negócios e operações), Cintia Gonçalves (planejamento e operações) e Luiz Sanches (criação). Já Fernandes, acaba de perder o diretor-geral de criação, Eduardo Lima — visto pelo mercado como possível sucessor.
Com a saída de Loducca, apenas seis fundadores se mantêm no comando de cinco das 20 maiores agências (José Borghi, Cyd Alvarez, Fabio Fernandes, Alexandre Gama, e Márcio Santoro e Sérgio Gordilho), e há apenas um caso de sucessão familiar, na Artplan.
Confira abaixo a lista de CEOs das 20 principais agências do mercado brasileiro:
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