Comunicação
Marca Paralímpica será apresentada no dia 26
Imagem será lançada durante a inauguração da Árvore de Natal da Bradesco Seguros; no mesmo dia será anunciada a mudança do nome dos jogos
Marca Paralímpica será apresentada no dia 26
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Teresa Levin
17 de novembro de 2011 - 2h16
A marca paralímpica dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro será apresentada para o público no dia 26 de novembro, durante a inauguração da 16ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. O lançamento será feito neste dia justamente para aproveitar a 3ª data comemorativa mais importante do calendário do Rio de Janeiro, logo atrás do Réveillon e do Carnaval. Na mesma ocasião, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 anunciará que, seguindo um alinhamento mundial, os Jogos Paraolímpicos passarão a se chamar Jogos Paralímpicos. A mudança está sendo feita após um pedido formal do Comitê Paralímpico Internacional ao comitê organizador dos jogos do Brasil. O nome já é usado em todos os países de língua portuguesa.
Beth Lula, gerente de marcas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, antecipou que a logomarca que será divulgada no dia 26 será multissensorial. “Ela segue o mesmo padrão da marca olímpica, que é 3D, escultural. Mas, mais ainda, é multissensorial, para que possa ser sentida por quem não enxerga. Assim todos vão poder interagir com ela”, revelou.
O símbolo foi desenvolvido pela Tátil. “O Comitê entendeu que já fizemos uma triagem rigorosa para definir quem faria a logo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. E, segundo o ‘look of the games’, a marca paralímpica teria que beber da mesma fonte de criação, sendo criada da mesma forma, colaborativamente”, disse.
Para desenvolver a marca, o Comitê Organizador dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e a Tátil tiveram que seguir o lema da competição: espírito e movimento. Além disso, a marca tem que trazer os valores dos jogos, que são coragem, determinação, inspiração e igualdade. Para a criação, o grupo de profissionais baseou-se em uma pesquisa sobre os atletas paralímpicos e a relação deles com o esporte, promoveu reuniões com stakeholders e envolveu os próprios atletas em todo o processo.
A ideia é que os Jogos Paralímpicos Rio 2016 cumpra os seguintes objetivos: faça a promoção da acessibilidade para todos; dissemine a igualdade como valor; combata o preconceito com informação; que seja inspirador sem ser piegas, e que mobilize a população. Para dar ideia da dimensão deste evento para o Brasil, Beth citou um dado do Censo de 2010. “São 45,6 milhões de pessoas com pelo menos um tipo de deficiência no país. E, como disse o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, se levarmos em conta que ao menos uma pessoa cuida de cada uma delas, estamos falando de um público de 90 milhões de pessoas pelo menos”, concluiu.
Veja o vídeo do COB:
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