A atual organização das agências
Encontro da ABA debate relação entre anunciantes e agências diante dos novos desafios
Encontro da ABA debate relação entre anunciantes e agências diante dos novos desafios
Meio & Mensagem
11 de junho de 2013 - 4h20
A organização atual das agências de publicidade foi um dos temas discutidos durante o primeiro dia do ENA (Encontro Nacional de Anunciantes) promovido pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).
Em painel moderado por Hayton Rocha, diretor de marketing do Banco do Brasil, os convidados Bronson Smithson, vice presidente regional de planejamento da Havas Worldwide, e João Satt, presidente do Grupo Competence, apresentaram as suas visões sobre como as agências devem trabalhar em favor das marcas.
Para Smithson, o ideal é fazer uma divisão entre as agências que compram mídia e as que desenvolvem o trabalho criativo. “O Havas vem fazendo isso em todos os escritórios apoiado sempre pelo digital em ambas as divisões”, destaca. O executivo também reforçou durante seu discurso a velocidade com que as marcas devem agir, principalmente em redes sociais, caso ocorra algum dano a sua imagem. “É preciso colaborar com o clientee ser o mais transparente possível, antes que o consumidor te queime no ambiente digital“, acredita. A necessidade de respostas rápidas e eficazes é que faz criar uma relação íntima entre agências e anunciantes.
João Satt, presidente do grupo Competence, inverteu um famoso ditado da publicidade que diz: “A propaganda é a alma do negócio“, para ele o negócio é a alma da propaganda. É dessa percepção de união do pensamento estratégico
com o negócio do cliente que nasceu a consultoria SunBrand dentro do grupo. Satt conta que na empresa não trabalham pessoas originárias da publicidade, mas colaboradores da área de pesquisa e metodologias. “Os novos tempos exigem novas agências, a arte de entender que a organização é realmente a geradora de tudo“, diz.
O ENA acontece no hotel Renaissance, em São Paulo, e terá nova rodada de debates nesta quarta-feira, 12 de junho.
Compartilhe
Veja também
O que propõe o novo curso sobre IA voltado ao mercado publicitário?
Com nove módulos, totalizando cerca de 27 horas de aulas teóricas e práticas, curso da Miami Ad School pretende capacitar uma nova geração de profissionais para a era da IA
Os 8 potenciais conflitos de contas na fusão entre Omnicom e Interpublic
Holdings são detentoras de contas de criatividade e mídia de anunciantes concorrentes em diversos segmentos