Qual o diferencial da publicidade das marcas mais escolhidas?
Agências falam sobre desafio de manter reputação e visibilidade de marcas que estão presentes na casa dos brasileiros
Qual o diferencial da publicidade das marcas mais escolhidas?
BuscarQual o diferencial da publicidade das marcas mais escolhidas?
BuscarAgências falam sobre desafio de manter reputação e visibilidade de marcas que estão presentes na casa dos brasileiros
Renan Honorato
2 de junho de 2023 - 14h33
No ranking Brand Footprint 2023, Coca-Cola, Ypê e Perdigão foram as marcas mais escolhidas pelos brasileiros. Nos três casos, são marcas estão há décadas no mercado e que fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Mas como as agências responsáveis pelas estratégias de comunicação destas marcas hoje enxergam a influência da publicidade dessas marcas sobre a percepção do público?
Segundo o vice-presidente em estratégia da AlmapBBDO, João Gabriel, o trabalho das agências é potencializar as qualidades que determinadas marcas já têm. Mesmo que, de alguma forma, já entreguem ao consumidor aquilo que estes esperam. “No caso de Perdigão, que tem quase 90 anos de história, tem muito a ver com aquilo que vai para além da qualidade e do preço, mas o sabor é que faz a diferença”, opina. A Perdigão faz parte da carteira da Almap há pouco mais de um ano e os primeiros trabalhos foram direcionados para a Copa do Mundo do Qatar para o Natal.
Para as festas de final de ano, o desafio foi tentar falar de tradições em um momento no qual muitas famílias estavam rompendo tradições. Já no aniversário de São Paulo, a agência criou a campanha e o evento que levou a marca ao Guinness World Records Book com o maior sanduíche de mortadela do mundo. “Desde sempre, a Perdigão tem a característica de estar presente na casa das pessoas, por isso, a gente seguiu com essa estratégia de estar sempre presente”, comenta. Porém, Gabriel ressalta que esse histórico também se impõe como desafio para que a marca sempre se renove.
“A marca é a ideia que o consumidor faz do produto”, diz Fernando Diniz, coCEO da DPZ. Todavia, ele destaca que os propósitos da agência ficam, por muitas vezes, ocultos por esse tipo de reconhecimento. “As premiações acabam muitas vezes por valorizar mais a agência do que de fato o propósito. Porque o propósito de qualquer agência é de fato vender e fazer com que sua marca seja a mais escolhida”, Benjamin Yung, coCEO.
Há quase dois anos com Ypê, a DPZ foi responsável pelo reposicionamento de marca com o mote “Qualidade que se vê, certeza é Ypê”. Além disso, os sócios acreditam firmemente que a qualidade e eficiência dos produtos é um motivador forte. “A Ypê só lança produtos com eficiência comprovadamente maior que aquelas dos concorrentes”, comenta Yung.
No Dia das Mães, a Ypê abordou a pauta de inteligência artificial ao propor um enredo que brincava com fato de figuras maternas serem insubstituíveis. “Uma mensagem simples e singela que se conectou com o público, além de colocar a marca como bem-informada”, diz. Além disso, no São Paulo Fashion Week, a Ypê e os estilistas Tom Martins e Paula Ulargui criaram uma coleção para expor as tecnologias odoríferas da marca com temas sobre sustentabilidade.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público