Assinar

Zé Gotinha completa 30 anos

Buscar
Publicidade
Comunicação

Zé Gotinha completa 30 anos

O personagem atravessou gerações e se tornou a principal marca das campanhas de vacinação do Ministério da Saúde


30 de setembro de 2016 - 14h34

Foto: Reprodução

Zé Gotinha, em sua versão antiga, criada por Darlan Rosa. Foto: Reprodução

Nas duas últimas semanas o Governo Federal promoveu sua campanha nacional de vacinação. Para divulgar a iniciativa, a o Ministério da Saúde resgatou o personagem Zé Gotinha, que completa 30 anos em 2016. O personagem foi criado pelo artista plástico Darlan Rosa em 1986 e se tornou um ícone para a promoção da causa, atravessando diferentes gerações.

O nome do personagem foi escolhido através de um concurso promovido pelo Ministério com alunos de escolas de todo o Brasil, e o personagem se alastrou para campanhas de jornal, TV e rádio, com circulação nos anos 90, 2006 e 2011.

Com o passar dos anos, o personagem se modernizou, integrando campanhas em diferentes formatos para ganhar potencial viral e atrair não só as crianças, mas seus pais e adultos que tiveram o personagem em seu imaginário quando crianças.

Foto: Reprodução

Campanha de 2016, com criação da Calia. Foto: Reprodução

A campanha de 2016, criada pela agência Calia, de Brasília, trouxe novos elementos gráficos para atrair a atenção das crianças, como animações em 3D e filmes com a participação de líderes comunitários como MVBill.

“A peça oficial foi o filme de animação, mas também desdobramos a ação em uma campanha com o grupo Carreta Furacão, em um vídeo que teve um alcance enorme, com mais de 8 milhões de visualizações”, disse Cillas Amaral, diretor criativo da campanha. A campanha deste ano contou inclusive com uma parceria com o Uber, para estimular os pais a levarem os filhos para se vacinarem.

“Acontece algo engraçado com esse personagem. Embora a campanha seja parte de uma comunicação infantil, são os pais que são engajados por ela”, disse Cillas. Para ele, “o Zé Gotinha já alcançou um patamar de um personagem infantil, e as crianças têm tanto carinho por ele quanto por figuras como papai noel e o coelho da páscoa”.

Confira o vídeo com o grupo Carreta Furacão abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=NlXCBcmieAA

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público