Zé Gotinha completa 30 anos
O personagem atravessou gerações e se tornou a principal marca das campanhas de vacinação do Ministério da Saúde
O personagem atravessou gerações e se tornou a principal marca das campanhas de vacinação do Ministério da Saúde
Karina Balan Julio
30 de setembro de 2016 - 14h34
Nas duas últimas semanas o Governo Federal promoveu sua campanha nacional de vacinação. Para divulgar a iniciativa, a o Ministério da Saúde resgatou o personagem Zé Gotinha, que completa 30 anos em 2016. O personagem foi criado pelo artista plástico Darlan Rosa em 1986 e se tornou um ícone para a promoção da causa, atravessando diferentes gerações.
O nome do personagem foi escolhido através de um concurso promovido pelo Ministério com alunos de escolas de todo o Brasil, e o personagem se alastrou para campanhas de jornal, TV e rádio, com circulação nos anos 90, 2006 e 2011.
Com o passar dos anos, o personagem se modernizou, integrando campanhas em diferentes formatos para ganhar potencial viral e atrair não só as crianças, mas seus pais e adultos que tiveram o personagem em seu imaginário quando crianças.
A campanha de 2016, criada pela agência Calia, de Brasília, trouxe novos elementos gráficos para atrair a atenção das crianças, como animações em 3D e filmes com a participação de líderes comunitários como MVBill.
“A peça oficial foi o filme de animação, mas também desdobramos a ação em uma campanha com o grupo Carreta Furacão, em um vídeo que teve um alcance enorme, com mais de 8 milhões de visualizações”, disse Cillas Amaral, diretor criativo da campanha. A campanha deste ano contou inclusive com uma parceria com o Uber, para estimular os pais a levarem os filhos para se vacinarem.
“Acontece algo engraçado com esse personagem. Embora a campanha seja parte de uma comunicação infantil, são os pais que são engajados por ela”, disse Cillas. Para ele, “o Zé Gotinha já alcançou um patamar de um personagem infantil, e as crianças têm tanto carinho por ele quanto por figuras como papai noel e o coelho da páscoa”.
Confira o vídeo com o grupo Carreta Furacão abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=NlXCBcmieAA
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público