E-moving: Steep Discount

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E-moving: Steep Discount


5 de novembro de 2019 - 6h13

Prêmio: Bronze
Categoria: Data Driven Idea
Case: E-moving: Steep Discount
Anunciante: E-MOVING
Agência: Tribal São Paulo

Devido à visão e propósito da agência “Business Growth Through Innovation”, fechamos uma parceria com um ecossistema de 12 mil startups e, dentre as várias frentes de atuação, acelerar algumas delas provou-se ser bastante eficaz. E-moving é o melhor exemplo dessa história.

E-moving é uma startup de aluguel de bicicletas elétricas que nasceu com a missão de resolver o problema de Mobilidade Urbana em São Paulo. Em 2019, nos desafiamos a criar uma campanha que gerasse awareness para a marca/serviço e que fomentasse seu modelo de negócio baseado em aluguel.

Percebemos que, assim como outros players que tentam resolver o problema da mobilidade urbana através de aluguel de patinetes ou bikes, E-moving estava resolvendo apenas a barreira inicial da experimentação de um novo hábito de vida. Se ela quisesse resolver o problema de fato, ela precisava oferecer, além do aluguel, também a solução definitiva: a compra de uma bike elétrica.

Mas não poderíamos criar um varejo comum. Precisávamos de uma solução inovadora que ao mesmo tempo gerasse PR e aumentasse o faturamento de nosso cliente como um todo.

No processo de imersão, descobrimos 3 fatos principais:.

1- Dentre as soluções alternativas, a bike elétrica é que tem um dos custos de aquisição mais alto;
2- 30% dos trajetos de São Paulo passam por subidas ou elevações e usar bicicletas elétricas seria a solução ideal;
3- A API aberta do google Maps possui a altimetria de todas as ruas da cidade.

Criamos, então, um novo modelo de negócio de vendas de bikes elétricas em que as ladeiras do percurso eram transformadas em descontos. Quanto maior a variável de altitude entre o trajeto casa-trabalho, maior o desconto em bicicletas elétricas. Criamos um algoritmo dinâmico que gerava descontos que variavam de acordo com a altimetria desses trajetos.

Apesar do pouco investimento, a estratégia de mídia também foi inovadora. Usamos apenas digital OOH e mobile. Os OOHs foram instalados em ruas com ladeiras. E no digital fizemos um cruzamento inédito de dados, o que chamamos de geolocalização 3D. Fizemos uma parceria com um veículo de mídia mobile que também usou a API do Google Maps para acrescentar o eixo da Altimetria em sua plataforma de distribuição de peças. Assim inaugurando, também no veículo, uma nova categoria: o impacto de altura.

Agência: Tribal São Paulo
Anunciante: E-MOVING
Responsável pela peça (Agência): Marcia Aguirre, VP ESTRATÉGIA
Responsável pela aprovação (Anunciante): Gabriel Arcon, CEO e Co-founder
CCO: CARLOS FONSECA, TRIBAL WORLDWIDE SÃO PAULO
Diretor de criação: GUIGA GIACOMO, TRIBAL WORLDWIDE SÃO PAULO
Diretor de arte: Aldo Fabrini, Tribal Worldwide São Paulo
Redator: Filipe Rosado, TRIBAL WORLDWIDE SÃO PAULO
Design UX: Ricardo Schreiner, TRIBAL WORLDWIDE SÃO PAULO
DEV: Gustavo Van Tol, TRIBAL WORLDWIDE SÃO PAULO
Produtor Agência: Valeria Santos, TRIBAL WORLDWIDE SÃO PAULO
: Bruno Candeias, TRIBAL WORLDWIDE SÃO PAULO
Motion Design: Gabriella Souza, TRIBAL WORLDWIDE SÃO PAULO
Mídia: George Mofarej, TRIBAL WORLDWIDE SÃO PAULO

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