Repelentes unem educação e skincare para ampliar penetração
Período do verão é estratégico no planejamento anual do setor que quer se tornar hábito diário da população
Nesta semana, o Procon-SP divulgou um levantamento de preços de repelentes no estado de São Paulo. O estudo, segundo o órgão, tem o objetivo de ajudar o consumidor a se proteger sem comprometer o orçamento familiar. Essa é a terceira edição do levantamento que é realizado, sempre, no verão.

Ação Juntos Contra o Mosquito, de SBP e Cufa, chega à sua terceira edição (Crédito: Yasmim Barros)
Isso porque a intensificação do calor e das chuvas favorecem a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e a busca dos consumidores por formas de se proteger. No item encontrado com maior variação, a diferença foi de 110,4%. Em termos absolutos, a economia podia chegar a R$ 44,05 por unidade.
Hoje, o mercado de repelentes conta com competidores nacionais e internacionais. Entre os líderes, estão Xô Inseto, da Cimed, e Off!, da SC Johnson. Em novembro, o mercado cresceu 8% na comparação com o mês anterior.
“Já prevíamos um aumento relevante da demanda e, neste verão, estruturamos um plano ainda mais robusto, dobrando a produção prevista em relação ao mesmo período do ano passado. O verão funciona como um momento-chave para garantir presença, abastecimento e relevância da marca ao longo de todo o ano”, aponta João Adibe, CEO da Cimed.
Letícia Pires, head de marketing de pest control na Reckitt, responsável por SBP, explica que o verão é historicamente o período mais relevante para o setor e que exerce um papel estratégico dentro do planejamento anual. “Além do impacto em volume, é quando o tema ganha maior visibilidade e espaço na agenda pública, criando uma oportunidade fundamental para reforçarmos mensagens de prevenção, educação e proteção, que depois se estendem ao longo do ano”, define a executiva.
Conscientização e produtos multifuncionais
O principal desafio das companhias é ampliar o uso de repelentes para além da sazonalidade. Uma das estratégias mais populares para isso é exatamente o investimento em ações de conscientização do público.
“A ‘cultura do repelente’ no Brasil tem sofrido uma transformação estrutural. O produto deixou de ser um item sazonal de mala de viagem para se tornar parte da jornada do cuidado e proteção diária”, defende Adibe.
Nessa equação, a marca da Cimed aproveita o verão para gerar o maior volume de vendas e visibilidade e, no restante do ano, investe na comunicação de prevenção e na experimentação do produto. Na linha da conscientização, SBP aposta em ações de impacto social.
Em 2026, em parceria com a Cufa, a companhia realiza a terceira edição do movimento Juntos Contra o Mosquito nas favelas da Brasilândia e de Paraisópolis, de janeiro a março. O movimento envolve iniciativas de limpeza e ativações com promotores nas comunidades. Outra aposta são ações educativas com criadores de conteúdo, que dialogam com os universos de humor e família.
“Há uma busca crescente por soluções práticas, que se adaptem à rotina, além de um consumo mais consciente, que não se limita apenas aos momentos de maior incidência de mosquitos”, aponta Pires.
Mas o cuidado não está na prevenção ao mosquito, mas em uma abordagem que aproxima os repelentes dos cuidados com a pele. Off! desenvolveu a linha Toque Leve com o objetivo de ampliar as ocasiões de uso. A proposta é reunir textura leve, rápida absorção e ingredientes hidratantes, além de versões em gel e spray.
De acordo com a marca, a inflamação gerada pela picada do mosquito pode levar ao escurecimento da pele e surgimento de manchas visíveis. A marca identifica uma oportunidade relevante em ampliar o papel do repelente dentro da rotina diária, conectando a proteção contra mosquitos a territórios já consolidados de autocuidado, como saúde e cuidado com a pele.
“A marca identifica uma oportunidade relevante em ampliar o papel do repelente dentro da rotina diária, conectando a proteção contra mosquitos a territórios já consolidados de autocuidado, como saúde e cuidado com a pele”, descreve a companhia, em comunicado.
