Prêmio: Shortlist Categoria: Baixo OrçamentoCase: WHOPPER DE DIAMANTESAnunciante: Burger KingAgência: TracyLocke BrasilAgências envolvidas: BBL
>> ESTRATÉGIA – Desafio, contexto e objetivos:
A eterna disputa entre Burger King e McDonald’s chegou ao capítulo mais insustentável da sua história: cupons e mais cupons sendo distribuídos com preços cada vez mais baixos.
Até quando deixaremos essa guerra de preço entre reis e palhaços matarem a margem dos negócios?
Como podemos hackear o insustentável modelo de cuponagem para distribuir cupons de forma mais inteligente e sair desse beco sem saída?
>> CRIATIVIDADE – Insight:
O grande problema do modelo de cuponagem atual é que o esforço de comunicação para fazer o cupom chegar até a mão das pessoas não garante o seu uso.
Para tornar o cupom mais atraente e aumentar a taxa de conversão, o Burger King aumenta o desconto e acaba jogando fora sua margem.
Sejamos sinceros… na prática, a conta não fecha pro BK e nenhum orçamento do mundo seria o suficiente para fazer dar certo.
Precisamos hackear o velho modelo de cuponagem e transforma-lo num modelo RISK-FREE.
E essas serão as regras desse novo modelo RISK-FREE:
REGRA #1 DO NOVO MODELO
Ao invés de pagar um caminhão de mídia para distribuir o cupom, pagaremos apenas pelo cupom convertido.
REGRA #2 DO NOVO MODELO
Ao invés de atrair os jovens usando pequenos preços, utilizaremos os seus GRANDES DESEJOS como iscas.
>> CRIATIVIDADE – Ideia:
O Whopper de Diamantes.
Usamos o FreeFire, o game mais baixado em 2019, para nos ajudar a vender milhares de WHOPPERS em troca de DIAMANTES dentro do jogo. E o melhor, PAGANDO APENAS NA CONVERSÃO.
>> EXECUÇÃO – Trazendo a ideia a vida:
A estratégia de comunicação principal era simples, porém muito eficiente, sendo a peça chave para o sucesso da ação.
O cupom do Whopper de Diamantes foi distribuído exclusivamente dentro do FreeFire para os jogadores printarem a tela, irem comprar um Whopper no BK e resgatar a sua tão sonhada recompensa: DIAMANTES.
>> RESULTADOS – Efetividade da campanha:
Mais de 360 MIL combos do Burger King foram vendidos. 362.631 combos para ser exato. Ou seja, o hacking do modelo de cuponagem gerou diretamente mais de R$ 8 MILHÕES de receita RISK-FREE para o BK.
A participação na live da final do campeonato FreeFire brasileiro e mundial que a Garena cedeu para o Burger King foram a
PRIMEIRA e SEGUNDA MAIOR AUDIÊNCIA DA HISTÓRIA do YouTube Brasil em 2019.
Também geramos mais de 3 MILHÕES de video views no YouTube por meio dos conteúdos criados pela própria comunidade de gamers de FreeFire falando sobre a parceria.
Agência: TracyLocke BrasilAgências envolvidas: BBLAnunciante: Burger King Responsável pela peça (Agência): Jader Crivelaro, CTO
Responsável pela aprovação (Anunciante): Ariel Grunkraut, VP de Vendas e Marketing
CEO: Thomas Tagliaferro, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
CTO: Jader Crivelaro, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
CCO: Rodolfo Barreto, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
COO: Michel Issa, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
Redator: Guter Sá, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
Redatora: Elaine Maia, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
Diretora de Arte: Adriana Lazarin, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
Diretor de criação: Bruno Athayde, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
videomaker: Roger Bezerra, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
Planner: Rafael Rebelatto, TracyLocke (uma Agência do Grupo DDB)
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