Mercado lamenta morte de George Lois aos 91 anos
Diretor de arte por trás das capas icônicas da Esquire e do slogan "I Want My MTV" deixou uma marca na publicidade mundial
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21 de novembro de 2022 - 17h19
*Com informações do Advertising Age
George Lois, lenda da publicidade de Nova York, faleceu na sexta-feira, 18, aos 91 anos, em sua casa em Manhattan. Seu filho Luke confirmou a morte no sábado, 19, mas não revelou a causa. Durante o fim de semana, membros da indústria publicitária lembraram a vida do diretor de arte por trás das capas icônicas da Esquire e do slogan “I Want My MTV” (Eu quero a minha MTV, em tradução livre).
Ao longo dos seus 60 anos de carreira na indústria da publicidade, Lois ganhou diversos prêmios por seus trabalhos em agências como Doyle Dane Bernbach, Papert Koenig Lois and Lois Holland Callaway. Ele ainda foi o mais jovem diretor de arte do Hall da Fama dos Diretores de Arte.
Seu trabalho na área teve início em 1956, na Sudler & Hennessy em Nova York em 1956 antes de ingressar na Doyle Dane Bernbach (agora DDB). “Seu compromisso com a grande ideia era revolucionário; ele tinha uma paixão inabalável por aquilo em que acreditava. Era uma aposta no terreno para a criatividade como uma força na publicidade e na cultura.”disse Mat Bisher, diretor de criação da DDB New York, ao Ad Age.
No começo de sua carreira, o diretor de arte era conhecido por suas imagens ousadas e limpas em trabalhos para marcas, como Wolfschmidt, Xerox, Allerest, Maypo, Wheatena e Edwards & Hanly.
Nessa época, quando celebridades ainda não estavam muito presentes na publicidade, Lois convenceu Andy Warhol e Salvador Dali a aparecerem em uma série de comerciais da Braniff Airlines, junto com ícones do esporte, como o boxeador Sonny Liston e o jogador de beisebol Whitey Ford.
Além disso, em 2008, suas memoráveis capas da Esquire, como a de Warhol se afogando numa lata de sopa de tomate Campbell, retratando o declínio da pop art, e a do boxeador Sonny Liston com um gorro de Papai Noel, viraram exposição permanente no MOMA. “A capa da Esquire de George Lois retratando Sonny Liston como o primeiro Papai Noel negro da América… é uma das maiores declarações sociais das artes plásticas desde Guernica de Picasso”, disse a revista Time.
Ele ainda ajudou a criar marcas como MTV e Tommy Hilfiger. Após a MTV não conseguir decolar no início dos anos 1980, ele foi o responsável por recrutar nomes, como Mick Jagger e Bryan Ferry, para dizer os telespectadores: “Se você não conseguir a MTV onde mora, ligue para sua TV a cabo operadora e dizer: “Quero minha MTV”.
Na área musical, Lois ainda co-dirigiu o clipe de Jokerman do Bob Dylan. Esse foi o único clipe que dirigiu e ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Musical do Ano da MTV em 1983.
Anos mais tarde, em 2016, aos 84 anos, Lois lançou a sua própria agência com sede em Nova York, a Lois TransMedia, Big Idea Advertising and Public Relations. A agência foi uma das inspirações para a série Mad Men, comparação que não agradou muito o diretor de arte.
Quanto ao seu legado, Greg Hahn, diretor de criação e fundador da Mischief USA, o descreveu como “um defensor franco do trabalho criativo ousado”. Já para David Kolbusz, diretor de criação da Orchard, o que diferencia Lois dos outros é “a atemporalidade de seu produto”.
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