Marketing

Dia dos Pais: roupas e calçados lideram entre os presentes

Pesquisa do Google apontou que lojas físicas ainda são o canal preferido para compras, seguidas pelos apps de redes de varejo

i 8 de agosto de 2025 - 16h15

Dia dos Pais

(Crédito: Shutterstock)

Quatro a cada dez pais devem receber como presente de Dia dos Pais no próximo domingo, 10, algum item de moda, seja uma peça de roupa, calçado ou acessório.

O dado faz parte de um novo estudo feito pelo Google, que ouviu mil pessoas para mapear as intenções de compra para a data.

Um dos insights extraídos do estudo é que existe uma diferença entre aquilo que os filhos pretendem dar aos pais com os itens que os homenageados realmente gostariam de receber na data comemorativa.

Enquanto 40% dos respondentes disseram que pretende dar algum item de moda no Dia dos Pais, apenas 21% dos que participaram do estudo disseram que gostariam de ganhar roupa, calçado ou acessório na data.

Outra categoria de presente também muito buscada pelos filhos é a de beleza e perfumaria, que corresponderam a 24,4% da preferência dos entrevistados. Também foram citados os eletrônicos (como celulares, TV, notebooks, caixas de com), com 18,2% da preferência.

Em seguida aparecem bebidas, cestas ou experiências (como viagens, jantar e massagem), com 12,4% das citações. Eletrodomésticos e eletroportáteis vêm em seguida, com 1 0,9%, e itens para casa (móveis, decoração e ferramentas) apareceram com 8,6%.}

Quase metade dos consumidores (47%) pretende gastar até, no máximo, R$ 200 com o presente no Dia dos Pais. Apenas uma parcela menor dos respondentes (20%) diz que irá gastar mais de R$ 500 no presente.

Onde comprar os presentes?

O Google também apontou que já existe uma presença maior da omnicanalidade no momento de compra de presentes para o Dia dos Pais.

A maioria dos consumidores (37%) diz que ainda prefere fazer suas compras em lojas físicas, mas o aplicativo direto das lojas ou redes de varejo crescem em importância, sendo citado por 30% dos respondentes como o canal ideal para a compra.

Os sites das lojas aparecem como o canal preferido para compras para 21% dos entrevistados e 14% citam os canais das empresas nas redes sociais.

Já na hora de buscar informações a respeito e preços e itens para dar de presente, a maior parte dos consumidores (47%) ainda recorrem às lojas físicas e as vitrines de lojas. Já 23% disseram que usam o buscador do Google para essas tarefas.

Redes sociais (19%) e YouTube (14%) também foram citados como canais para a pesquisa.