A intenção de compras dos passageiros no Dia dos Pais
Estudo da RZK Digital revela perfil e intenção de compra de quem se movimenta em São Paulo

Passageiros de ônibus em SP: o que e onde vão comprar no Dia dos Pais (Crédito: Dusan Petkovic/Shutterstock)
Uma pesquisa realizada com mais de 16,7 mil passageiros de ônibus em 17 terminais de São Paulo estima que esses consumidores devem injetar até R$ 502 milhões na economia paulistana com a compra de presentes para o Dia dos Pais.
A cidade concentra a maior frota de ônibus do Brasil e da América do Sul, com mais de 13 mil veículos e 1.350 linhas, que atendem cerca de 11,4 milhões de habitantes.
Diariamente, 2,5 milhões de passageiros são transportados, com uma média mensal de 3,9 milhões de usuários únicos conectados à rede da RZK Digital nos terminais rodoviários urbanos.
O que e onde os passageiros vão comprar?
O levantamento considera o potencial de consumo dos mais de 3,9 milhões de usuários únicos que circulam mensalmente pelos 37 terminais da capital e da região metropolitana onde a empresa oferece Wi-Fi gratuito.
A estimativa é de que o ticket médio por presente seja de R$ 155,55.
Entre os itens mais citados para presentear estão celulares (18,26%), moda e acessórios (10,97%), produtos de beleza e perfumaria (10,82%), ferramentas (7,83%), experiências como viagens, restaurantes, spas e jogos (7,12%), eletrônicos (7%) e bebidas (5,93%).
Os locais de compra preferidos incluem shopping centers (20,84%), lojas online e aplicativos como Amazon, Mercado Livre e Shein (16,72%), comércios de bairro próximos à residência dos passageiros (14,62%), centros comerciais populares como a 25 de Março, Brás e Santo Amaro (12,35%), além de grandes redes varejistas físicas como Americanas, Magalu e Casas Bahia (12,28%).
Lojas físicas dos setores de beleza (11,92%) e moda (11,26%) também aparecem entre os destinos mais citados.
Quanto à intenção de gasto, 37,44% dos passageiros afirmaram que pretendem investir até R$ 100 no presente de Dia dos Pais, enquanto 22,99% devem gastar acima de R$ 300.
Outros 14,91% disseram que pretendem desembolsar entre R$ 101 e R$ 150; 13,30%, entre R$ 151 e R$ 200; e 11,35%, entre R$ 201 e R$ 250.
Metodologia
Os dados foram obtidos por meio de pesquisas aplicadas diariamente na rede de Wi-Fi gratuita oferecida nos terminais. Ao acessar a conexão, os passageiros respondem a perguntas sobre seus hábitos de consumo.
Segundo a RZK Digital, o volume de respostas, mais de 6 mil por dia, garante um nível de confiança de 99% e margem de erro de apenas 1%.