J. Walter Thompson cria projeto de diversidade racial

Buscar

J. Walter Thompson cria projeto de diversidade racial

Buscar
Publicidade

Comunicação

J. Walter Thompson cria projeto de diversidade racial

Meta da agência é ter, em 2020, cerca de 20% do quadro de funcionários de áreas estratégicas preenchido por talentos negros


18 de julho de 2017 - 11h56

Cartaz da Semana da Diversidade promovida na agência; meta é ampliar a pluralidade de raças na equipe (Crédito: Reprodução)

“Esse é o projeto mais importante que a J. Walter Thompson já realizou em seus 90 anos de história no Brasil”. É dessa maneira que Ricardo John, chief creative officer da agência no Brasil e América do Sul, refere-se ao 20/20, iniciativa que visa ampliar a diversidade racial na companhia.

A ideia começou a surgir há pouco mais de um ano, quando a observação do próprio ambiente de trabalho incomodou John. “Um dia parei para observar atentamente a criação e enxerguei uma sala monocromática, apenas com pessoas brancas. Naquele momento senti um grande incômodo e pensei que era hora de fazer alguma coisa”, conta. Após compartilhar seu sentimento com os líderes da agência, John começou a articular o projeto, cuja meta é ter, em 2020, no mínimo 20% das funções estratégicas da agência (das áreas de criação, planejamento, atendimento e mídia) preenchidas por negros e afrodescendentes.

“Vivemos um momento em que a questão da diversidade está em alta mas não adianta falarmos sobre isso e não atuarmos, de alguma forma, para que a situação mude. Tivemos muito cuidado em estudar essa ideia e desenvolvê-la internamente, pois envolve uma mudança de cultura por parte de todos os profissionais e conscientização sobre a importância de criarmos um ambiente mais diverso”, explica John.

Para o desenvolvimento do 20/20, a J. Walter Thompson contratou Rosenildo Ferreira, do site Papo Reto, para uma consultoria a respeito da questão racial. Posteriormente, as lideranças da agência fizeram um estudo aprofundado dos programas de equidade racial de algumas empresas, como Bradesco, Carrefour e a Faculdade Zumbi dos Palmares. Em janeiro deste ano, a agência contratou a Empregue Afro, consultoria de Recursos Humanos especializada no desenvolvimento e encaminhamento de talentos negros. É a Empregue Afro que apoiará a seleção e contratação de profissionais para a J.Walter Thompson.

Em maio deste ano, com a ideia de aprofundar a conscientização dos profissionais da agência acerca do projeto, a empresa promoveu a Semana da Diversidade. Especialistas em diversos temas relacionados à equidade racial no ambiente corporativo participaram de debates e conversas na agências, como a mestre em filosofia Djamila Ribeiro e o pesquisador de afro-consumo Fernando Montenegro. (assista o vídeo com o resumo da Semana da Diversidade abaixo)

O próximo passo do 20/20 é selecionar os profissionais que farão parte da equipe da agência e integrá-los à cultura interna. ““Cada departamento tem um mentor que tem a função de difundir a importância da diversidade racial e cultural na indústria e, também, de acompanhar e integrar os futuros contratados na cultura da agência”, explica John.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão

  • Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    #NãoMexeComAsPrincesas é uma continuidade da causa em que visa promover a equidade de gênero nos jogos