Grupo ABC reforça atuação em shopper marketing com TracyLocke

Buscar

Grupo ABC reforça atuação em shopper marketing com TracyLocke

Buscar
Publicidade

Comunicação

Grupo ABC reforça atuação em shopper marketing com TracyLocke

NewStyle, agência de live marketing controlada pelo Omnicom, passa a operar sob o nome da nova marca


22 de agosto de 2017 - 12h35

Pipo Calazans, CEO da TracyLocke Brasil (Crédito: Arthur Nobre)

A NewStyle, integrante do Grupo ABC e controlada pelo Omnicom, passa a operar sob o nome de TracyLocke, marca de shopper marketing da DDB. Uma das maiores atuantes no segmento, a agência possui escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e apoia-se nos conceitos do design thinking para desenvolver suas estratégias.

Pipo Calazans, CEO da NewStyle desde janeiro, se mantém no comando da TracyLocke Brasil com a premissa de capturar o timing do consumidor por meio de mensagens relevantes. Fundador da agência One Digital, o profissional diz enxergar uma expansão de oportunidades para o shopper marketing graças aos avanços de novas tecnologias e dados. Sua experiência no digital foi, aliás, crucial para que a NewStyle andasse mais próxima ao universo conectado. “É um momento muito empolgante para a área, pois o espectro de atuação é muito mais amplo. Dependendo da solução que precisamos entregar, podemos fazer um app, uma ação de PR, um evento, as possibilidades são inúmeras”, afirma. Um exemplo disso é a campanha criada pela NewStyle para a Schin, marca da Brasil Kirin. A agência descobriu que, no Nordeste, São João estava perdendo seu caráter tradicional. Então, em vez de a cerveja patrocinar festas cuja essência fugia do festejo junino, concentrou esforços nos eventos que remetiam à tradição. E uma das figuras centrais da comunicação foi Luiz Gonzaga. O rei do baião estampou as latas de Schin e até cantou com Ivete Sangalo por meio de um holograma. “Normalmente, o time criativo sentaria para criar uma promoção. Mas enviamos uma pessoa para frequentar alguns bares nordestinos e entender o comportamento das pessoas. É preciso ir até o local para entender a tensão. E a partir dessa pesquisa a campo conseguimos nosso insight, que foi muito além de uma simples promoção”, conta.

Segundo Hugh Boyle, CEO global da TracyLocke, a agência possui diretrizes culturais e de negócio similares às da NewStyle. O fato, somado ao bom desempenho da agência nacional, foi fundamental para a decisão de trazer a marca ao País. “Foi muito fácil trazer a marca para o Brasil, pois nossas equipes são bastante parecidas. Mas é algo que somente deu certo pela força da NewStyle”, diz. O executivo ressalta o ganho de força do shopper marketing nos EUA e no Reino Unido em um período pós-recessão e que, portanto, tem o potencial de atender a muitas necessidades dos clientes brasileiros em um contexto econômico incerto. Além do fator econômico, Boyle destaca a proliferação de novas tecnologias voltadas ao consumo e a demografia, permeada por millennials que combinam a experiência de compra no mundo físico e online. “É uma jornada de compra cada vez mais complexa, que envolve social, e-commerce, loja física. É diversa”, analisa.

Para mapear as nuances dos hábitos desses novos consumidores, a agência possui, em Dallas, Londres e Índia, o que chama de “laboratório de empatia”. Nesses ambientes monitorados por web cams, um grupo de até 20 pessoas discutem sobre um tema que as interessam. Outra ferramenta é o “In Their Shoes”, um app que fica no dispositivo de um comprador por 48 horas. Dentro desse período, ele conversa com a equipe da agência quando faz compras. Essas duas soluções permitem que a obtenção de “small data”, o que segundo Boyle permite insights mais certeiros quando combinados à big data. Dentre os maiores clientes da TracyLocke constam PepsiCo, Pizza Hut, Heineken, Audi e Pfizer.

Mudanças
O lançamento da TracyLocke ocorre três meses após a chegada da Track, grife da DDB especializada em CRM, que absorveu a Rocker Heads, e seis meses depois da vinda da Tribal, também da DDB, consolidada por meio da fusão entre LDC e Salve, dando origem à Salve Tribal Worldwide.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi