Os profissionais de comunicação de 2018

Buscar

Os profissionais de comunicação de 2018

Buscar
Publicidade

Comunicação

Os profissionais de comunicação de 2018

Veja a lista elaborada pela redação de Meio & Mensagem com os destaques do ano


20 de dezembro de 2018 - 6h00

Por Alexandre Zaghi Lemos, Isabela Lessa e Karina Balan Julio

Profissionais que mais se destacaram no cenário de agências, produtoras e empresas da indústria de comunicação ao longo de 2018 foram destacados pela redação de Meio & Mensagem. Confira, abaixo, a lista (em ordem alfabética):

(Crédito: Divulgação/ Gabriel Bittencourt)

Antonio Fadiga

Com mais de 50 anos de atuação no Rio de Janeiro, só mais recentemente a Artplan conseguiu se firmar também no mercado paulista. O movimento se deve à sociedade mantida desde 2014 com Antonio Fadiga, CEO da Artplan São Paulo. A agência foi considerada pelo levantamento anual de Meio & Mensagem como a melhor em novos negócios firmados no ano passado, com 16 conquistas. E manteve o ritmo em 2018, com as chegadas de clientes como Electrolux, Óticas Carol, Hoteis.com, além das contas digitais de Pagseguro e Campari. Também venceu a licitação da Caixa, que já era seu cliente, e reteve outras duas contas que eram da casa, mas abriram concorrência: Niely e Grupo Dasa. Na 7a edição do relatório Agency Scope, recém-concluído pela espanhola Scopen, Fadiga aparece como quarto profissional de agências mais admirado pelos 148 executivos de marketing que fizeram indicações para essa questão, atrás apenas de Hugo Rodrigues (WMcCann), Nizan Guanaes (Grupo ABC) e Eco Moliterno (Accenture Interactive).

(Crédito: Divulgação)

Hugo Rodrigues

Desde que Hugo Rodrigues assumiu como chairman e CEO da WMcCann, em novembro do ano passado, a agência entrou em ritmo acelerado de crescimento. Em 2018, foram 11 novas contas em 11 meses, com destaques para a verba de varejo da GM, que já era cliente na área institucional, e a vitória na licitação do Banco do Brasil. Também chegaram as contas de Pizza Hut, Estácio, SBT, o digital de L’Oréal e o planejamento e compra de mídia digital da Coca-Cola. Paralelamente, Hugo renovou parte das lideranças da WMcCann, com contratações como a do vice-presidente de criação André Marques, ex-diretor de marketing do Habib’s, e, neste fim de ano, do chief operating officer Kevin Zung, que volta ao Brasil após quase dois anos de trabalho na Publicis Conseil — antes ele trabalhava com Hugo na Publicis Brasil. Com a inclusão nesta lista, Hugo Rodrigues soma quatro menções e passa a ser o nome mais vezes destacado entre os Profissionais eleitos por Meio & Mensagem para as edições de fim de ano — ele já apareceu nas listas de 2011, 2014 e 2017.

(Crédito: Divulgação)

Keka Morelle

Vencedora da categoria Profissional de Criação no Caboré 2018, Keka Morelle chefiou criativamente algumas das campanhas recentes mais importantes da AlmapBBDO, como a global Made of Brazilian Summer, para Havaianas, veiculada em mais de 20 países. A comunicação foi uma das mais premiadas de 2017, de acordo com o Gunn Report. Keka entrou na Almap em 2015 como diretora de arte e está no cargo de diretora de criação há um ano e meio. Ao lado de Marcelo Nogueira, a criativa lidera uma equipe de mais de 50 pessoas. O fato de ser uma das únicas mulheres em postos de diretoria na criação não foi ignorado em seu discurso de agradecimento pela coruja no Caboré. Ao mesmo tempo que celebrou a recente união das mulheres da indústria, pediu aos colegas do mercado mais atenção à questão da igualdade de gêneros. “Essa conexão entre as mulheres é muito importante e ela não vai mais acabar. Esse não é um assunto só de mulheres, os homens também fazem parte dele. Eu encontrei poucas mulheres no meu caminho, mas muitos homens feministas que me deram muito apoio. Seria muito importante que o mercado fizesse com outras mulheres o que vocês todos fazem comigo”.

(Crédito: Arthur Nobre)

Marcia Esteves

Segundo Marcia Esteves, há quatro anos, a Grey não era a Grey Brasil pois ainda não havia conseguido provar seu valor ao mercado. A CEO, que na época era chief digital officer, disse que agência conseguiu mudar o jogo ao colocar as pessoas em primeiro lugar para transformar o mundo por meio da comunicação. O plano ambicioso deu certo: a agência conseguiu fincar seu nome entre as mais importantes do País e, nos últimos dois anos, justamente sob a liderança de Marcia, a Grey vivenciou sua fase mais frutífera até o momento. Foi sob a gestão da profissional que a operação conquistou seu primeiro Grand Prix em Cannes, na área de Mobile, com o aplicativo “Detector de corrupção”, criado para o Reclame Aqui. Além disso, voltou do festival deste ano com 15 Leões. Mas Marcia salienta que o mais relevante é conseguir fazer com que seus clientes alcançassem resultados de negócio satisfatórios. Neste ano, ela ainda foi uma das homenageadas do Women to Watch. Ao receber a homenagem, frisou a importância de se criar uma indústria não apenas diversa, mas sustentável a longo prazo.

(Crédito: Celina Filgueiras)

Marcio Santoro

Marcio Santoro comanda a Africa desde o início de 2010 ao lado do copresidente Sergio Gordilho. Uma das maiores e melhores agências do País, a Africa teve em 2018 um dos melhores anos de seus 16 de mercado. Saiu do Festival de Cannes como brasileira mais premiada e carregando 13 de Leões, entre eles o seu primeiro Grand Prix, na área de Print & Publishing, pelo case “Tagwords”, para Budweiser, que acaba de ser eleita a campanha do ano pelos criativos ouvidos por Meio & Mensagem. Na área de negócios, ganhou clientes importantes como Sadia, Marisa, Vale e Redecard, além de passar a atender a Budweiser também na Argentina. A relação duradoura com grandes clientes, como Brahma e Itaú, é uma das características que sustentam o sucesso da Africa, destacada pelo recémconcluído relatório Agency Scope como a melhor do País entre as agências integradas nos quesitos conhecimento espontâneo, percepção de mercado, atratividade e criatividade. Santoro é destacado como Profissional de Comunicação por Meio & Mensagem pelo segundo ano, após figurar na lista de 2014.

(Crédito: Divulgação)

Marcio Toscani

Co-CEO e COO da Leo Burnett Tailor Made desde outubro de 2014, Marcio Toscani tem origem profissional na área financeira – o que destoa do padrão normalmente encontrado nas grandes agências, geralmente comandadas por profissionais de atendimento ou criação, e, com menos ocorrências, mídia e planejamento. Ele divide a presidência com o co-CEO e CCO Marcelo Reis, destacado na lista de Profissionais de Comunicação do Ano em 2014. Os dois receberam neste mês o prêmio Caboré de Agência de Comunicação, após dois anos de conquistas importantes como Bradesco e Extra, além da verba digital de Fiat. O crescimento demandou mais de cem contratações e elevou o efetivo para cerca de 400 funcionários — maior número dos 43 anos de atuação da Leo Burnett no País. Para gestão exitosa da agência, tem sido fundamental a experiência com metas e resultados de Toscani, que atuou em grandes bancos, como Itaú, BBA e Sudameris. Ele ingressou no mercado publicitário em 2008, pela Publicis, e chegou à Leo Burnett em 2011 como CFO.

(Crédito: Divulgação)

Paulo Ilha

A conquista do Caboré de Profissional de Mídia coroou um ano de outras homenagens e vitórias para o vice-presidente de mídia da DPZ&T, Paulo Ilha — ele também venceu, na mesma categoria, o troféu Destaque Profissional concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP). O bom momento vivido pela agência desde a fusão entre DPZ e Taterka, em 2015, foi intensificado em 2018, com as chegadas de novos clientes como Renault, herdada do Publicis Groupe após o fechamento da Neogama. Embora essa seja a conquista de mais visibilidade, a DPZ&T também passou a atender nos últimos 12 meses as contas de Fruittella, Mentos, Red Bull e do app do banco Itaú. Com o avanço da agência, e a demanda de contas que já estavam na casa, como Itaú, Vivo, McDonald’s e Natura, a equipe de mídia liderada por Ilha dobrou de tamanho de 2016 para cá, somando atualmente cerca de 80 profissionais. Antes de chegar na agência, em agosto de 2016, ele atuou nas equipes da Africa, Y&R e Grey.

(Crédito: Arthur Nobre)

Renata Brandão

Estimular a inovação em formatos de produção e coprodução tem sido parte da agenda de Renata Brandão, CEO da Conspiração. Na presidência da produtora desde 2016, a executiva tem apostado na ampliação dos projetos de entretenimento — que hoje representam 70% das receitas da empresa. Renata foi responsável por alavancar séries de grande audiência no último ano, como Sob Pressão, para a Rede Globo, e 1 Contra Todos, para a Fox, indicada ao Emmy Internacional. De olho no avanço das plataformas SVOD, Renata também supervisiona a produção de cinco novas séries para serviços de canais de TV e streaming. Ela aposta ainda na pluralidade de olhares nos bastidores do audiovisual: no último período, consolidou a atuação do núcleo multiplataforma Hysteria, divisão de conteúdo produzido por mulheres, e também reforçou a parceria criativa com o diretor Kondzilla e o coletivo MOOC. Formada em relações internacionais, Renata comandou iniciativas do terceiro setor antes de mergulhar no setor audiovisual.

(Crédito: Divulgação)

Sylvia Panico

À frente da operação nacional da David, do Grupo Ogilvy, Sylvia Panico é pouco afeita a formalidades no dia a dia de sua gestão na agência. Vencedora do Caboré de Profissional de Atendimento em 2018, a managing director organizou a equipe para que ocorra uma troca fluida, sem barreiras — hierárquicas ou físicas. Sua vasta experiência no mercado publicitário — ela esteve à frente da Grey, da New Energy e foi diretora geral de atendimento da Y&R, todas do Grupo Newcomm — garantiu à operação a conquista e manutenção de contas grandes, como CocaCola, Burger King e FaberCastell. O que faz a executiva vibrar é colocar trabalhos novos na rua que extrapolem comentários do mercado e caiam nas conversas das pessoas espontaneamente. Caminhando para seu quarto ano na David São Paulo, ela pretende continuar atraindo novos negócios e, consequentemente, crescer. E não descarta, aliás, uma possível mudança de prédio, já vislumbrando a expansão do portfólio e da equipe para o ano que vem.

(Crédito: Eugênio Goulart)

Vellas
O diretor de cena Felipe Vellasco, mais conhecido como Vellas, teve um ano de muitas conquistas — e também de muito trabalho. Sócio da Saigon, Vellas é um dos responsáveis por consolidar o trabalho da produtora, a qual, apesar de jovem no mercado, mostra que pode competir de igual para igual com produtoras mais tradicionais. Trazer um olhar mais conceitual para os filmes publicitários faz parte da proposta do diretor, que começou sua carreira como diretor de arte. Nos últimos meses, ele dirigiu filmes premiados como “Astronauta”, para DPZ&T e Itaú; “Mulheres Radicais”, para F/Nazca S&S e Pinacoteca de São Paulo; e “Best Burger in Town”, para Africa e Mitsubishi. Vellas também foi premiado como melhor diretor pelo Festival Whext, na primeira edição da premiação criada pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro). Antes de fundar a Saigon, em 2014, Vellas passou pela Ioiô Filmes, Prodigo e Sentimental. Essa é a segunda menção ao seu nome, que já figurou entre os Profissionais de Comunicação do Ano em 2013.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia